Câmara de Curitiba lamenta morte do ex-vereador Algaci Túlio

por Filipi Oliveira e José Lázaro Jr. — publicado 13/01/2021 13h55, última modificação 28/01/2021 16h30
Ex-vereador tinha 80 anos e faleceu por complicações decorrentes da covid-19.
Câmara de Curitiba lamenta morte do ex-vereador Algaci Túlio

Algaci Túlio, em 2012, na sua última sessão como vereador de Curitiba. (Foto: Arquivo/CMC)

É com pesar que a Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta quarta-feira (13), lamenta o falecimento do ex-vereador Algaci Tulio, aos 80 anos de idade, por complicações decorrentes da covid-19. Ele começou a vida pública na CMC, em 1983, eleito para seu primeiro mandato como vereador de Curitiba. Ele voltaria à CMC décadas depois, em 2009, após uma bem-sucedida carreira, na qual foi vice-prefeito de Jaime Lerner (1988-1992) e de Cássio Taniguchi (1997-2000), além de deputado estadual por três vezes. Algaci deixa esposa, Raquel, funcionária aposentada da CMC, 7 filhos e 9 netos.

Para o presidente da Câmara de Curitiba, Tico Kuzma (Pros), o falecimento de Algaci Tulio "é uma perda não só para a Câmara e para o município mas também para o estado do Paraná. Fomos vereadores na 15a legislatura, quando vi um vereador muito atuante, dedicado e sempre disposto a ajudar o próximo. Quando ele deixou a vida pública, assistíamos aos jogos do Paraná Clube juntos. Meus sinceros sentimentos à família e amigos".

“Para mim, [o falecimento de Algaci Tulio] é a perda de um grande amigo”, registrou Tito Zeglin (PDT), colega do ex-vereador na primeira legislatura. “Ele foi um dos vereadores mais sérios que passou pela CMC, e isto eu posso atestar em mais de 30 anos que estou aqui. Muito competente, justo e sempre com conteúdo na defesa de projetos. Perdi um amigo sincero, prestativo e que nos últimos anos se doou muito para as causas sociais, para o Pequeno Cotolengo. Uma perda irreparável”, disse Zeglin.

Colega de partido de Tulio quando ele voltou para a CMC, Noemia Rocha (MDB) era uma vereadora de primeiro mandato que se sentiu acolhida pelo político experiente. “Quero lamentar a morte do querido Algaci Túlio, que foi vereador comigo no meu primeiro mandato. Era uma pessoa do bem e que pensava no coletivo. No meu partido, o MDB, me ajudou muito quando eu era uma iniciante [na CMC]. Que Deus possa consolar nosso coração”, desejou.

Na CMC, foi autor de 23 leis municipais, tendo apoiado a criação do capítulo sobre a Defesa dos Direitos Humanos na Lei Orgânica de Curitiba. Algaci Tulio assumiu a Prefeitura de Curitiba interinamente por 29 vezes e, em âmbito estadual coordenou o Procon-PR e foi secretário estadual da Copa, nos governos Requião e Orlando Pessuti. Durante esse tempo, ele conciliou uma trajetória profissional de radialista e repórter, policial e esportivo, com a atuação política. Ele atuou contra a privatização da Copel, a favor do Porto de Paranaguá, criou a lei da Central de Transplantes do Paraná e trabalhou pela desativação da Penitenciária do Ahú.