Câmara de Curitiba lamenta morte de Euclides Scalco

por Filipi Oliveira — publicado 16/03/2021 14h55, última modificação 18/03/2021 12h02
Prefeito de Francisco Beltrão, deputado federal, chefe da Casa Civil no Paraná e ministro de FHC, Scalco foi vítima de complicações de AVC e testou positivo para covid-19. Vereadores lembram de sua trajetória na política
Câmara de Curitiba lamenta morte de Euclides Scalco

Euclides Scalco faleceu na madrugada desta terça-feira (16), aos 88 anos. Ele foi ministro no governo FHC e deputado constituinte. (Foto: Arquivo/CMC).


A Câmara Municipal de Curitiba prestou homenagem póstuma ao ex-deputado federal e ex-ministro do governo FHC Euclides Scalco, que morreu nesta madrugada aos 88 anos, no Valencis Hóspice, vítima de complicações de um acidente vascular cerebral (AVC). Com a saúde debilitada, testou positivo para covid-19 na última semana. Segundo a família, não haverá velório e o corpo será cremado em Almirante Tamandaré. Euclides Scalco deixa a esposa Terezinha e quatro filhos.

O presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros), lamentou a perda: “Scalco se tornou uma referência de diálogo na política. O trabalho voltado aos direitos das pessoas o credenciou para uma trajetória política vertical: foi vereador, prefeito, chefe da Casa Civil no Paraná, deputado federal e ministro da Casa Civil no governo federal. Que a atuação política duradoura de Scalco permaneça como símbolo para as novas gerações”.

Governador Ratinho Junior decreta luto oficial por três dias

Os vereadores de Curitiba observaram um minuto de silêncio pelo falecimento de Euclides Scalco. “Lamento profundamente. Era um grande paranista, homem público honrado, com trânsito em diversas correntes ideológicas e políticas. Entendo que o Paraná perde uma grande referência”, afirmou Pier Petruzziello (PTB), durante a sessão plenária desta terça-feira (16).

O vereador e ex-presidente da CMC, Serginho do Posto (DEM), também prestou solidariedade à família de Scalco. “Tive uma boa convivência com ele. Gaúcho de nascimento e paranaense de coração, ele nos deu muitos exemplos na vida pública, sempre se colocou em favor das causas sociais e fez com que as coisas avançassem em nosso país”, disse. “Referência de ética na vida pública, sempre deu bons conselhos. Um deles, sempre que nos encontrávamos, era que ‘a retidão é a mais difícil, mas te dá garantia de uma vida longa na política’. Acredito que esse conselho foi bem aplicado”, lembrou Serginho, também durante a sessão.

Biografia
Euclides Girolamo Scalco nasceu em Nova Prata (RS), formou-se em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, com 27 anos, mudou-se para Francisco Beltrão (PR), onde começou sua vida pública – foi eleito vereador e prefeito. Foi chefe da Casa Civil no Paraná na gestão de José Richa; foi eleito três vezes deputado federal, participando da Assembleia Nacional Constituinte que deu origem à Constituição Federal de 1988; em 1995, assumiu a diretoria-geral brasileira da Itaipu Binacional; e foi ministro da Casa Civil no governo de Fernando Henrique Cardoso.


Euclides Scalco foi um dos fundadores do PMDB na década de 1960 e um dos articuladores da criação do PSDB vinte anos depois. Em 2008, foi agraciado na Câmara de Curitiba, por iniciativa da ex-vereadora Julieta Reis (DEM), com o prêmio Cidade de Curitiba, concedido anualmente a instituições, empresas e pessoas de vários segmentos da sociedade que contribuíram para o desenvolvimento da capital. No ano passado, recebeu o título de cidadão honorário do Paraná, em cerimônia na Prefeitura de Curitiba (leia mais).


Ex-vereadora entrega a Euclides Scalco título de cidadão honorário do Paraná. (Foto: Arquivo/CMC).Euclides Scalco recebe da ex-vereadora Julieta Reis (DEM) Prêmio Cidade de Curitiba. (Foto: Arquivo/CMC).