Câmara de Curitiba recebe inscrições para visita guiada neste sábado

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 14/11/2023 15h55, última modificação 14/11/2023 16h13
Das 11h às 20h, durante a Feira Mamute, o Palácio Rio Branco também poderá ser visitado pela população.
Câmara de Curitiba recebe inscrições para visita guiada neste sábado

Nova visita guiada à Câmara com a pesquisadora Clarissa Grassi será às 14h30 e ainda tem vagas. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) ainda tem vagas para uma visita guiada neste sábado (18), às 14h30, com a pesquisadora Clarissa Grassi. A atividade é gratuita e, para se inscrever, basta preencher o formulário on-line, no site da instituição. 

“Nós vamos falar não só do papel da Câmara de Curitiba na história da cidade, mas também da praça Eufrásio Correia. Vamos conhecer o prédio da Câmara e seu personagens”, explica Grassi. Diretora do Departamento de Serviços Especiais da Secretaria do Meio Ambiente (SMMA), ela é quem coordena as tradicionais visitas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula, o mais antigo da cidade.

O ponto de encontro da visita guiada será o Palácio Rio Branco, edifício histórico, concluído em 1895, que é a sede da Câmara de Curitiba. O prédio também poderá ser visitado pela população no período das 11h às 20h, paralelamente à realização da “Mamute, a Feira Gráfica”.

Até 1957, o Palácio Rio Branco abrigou os trabalhos da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). Desde 1963, é onde são realizadas as sessões plenárias da Câmara Municipal de Curitiba. Além do edifício centenário, a visita vai passar pelo gabinete de um vereador. Em março, durante as comemorações do aniversário de 330 anos de Curitiba, a pesquisadora Clarissa Grassi já guiou um tour pela Câmara. 

“Mamute, a Feira Gráfica” 

Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara de Curitiba será palco do festival cultural “Mamute, a Feira Gráfica”. Criado com o objetivo de promover o trabalho de artistas independentes, o evento está na quinta edição e será neste sábado, das 11h às 20h, no estacionamento do Legislativo e em parte da praça Eufrásio Correia. 

Haverá a exposição de artistas gráficos de diferentes linguagens, como gravuras e xilogravuras, ilustrações, cartazes, adesivos, postais, fotografia, editoras independentes, HQs, zines, encadernação, lettering, moda autoral, estamparia artesanal e tatuagem. A “Mamutinha” trará atividades para as crianças. Além disso, o evento contará com programações musical e gastronômica (saiba mais).