Câmara de Curitiba inaugura pontos de coleta da campanha Tampinha Paraná
Lançamento Tampinha Paraná na CMC aconteceu na abertura do 1º Encontro de Parlamentares da Região Metropolitana de Curitba. (Foto: Carlos Costa/CMC)
“Queremos um futuro sustentável e solidário”, resumiu Rose Traiano, falando da campanha Tampinha Paraná para um auditório lotado, nesta quarta-feira (21), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Mulher do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ademar Traiano, ela preside o Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Alep e é a idealizadora da campanha, que consiste em usar a reciclagem para apoiar financeiramente instituições de longa permanência para idosos em situação de vulnerabilidade social.
Na data de 5 de junho, o presidente da CMC, Marcelo Fachinello (Pode), e sua mulher, Milena Fachinello, estiveram na Assembleia Legislativa do Paraná para oficializar a Câmara de Curitiba como ponto de coleta da campanha Tampinha Paraná. Hoje, Ademar e Rose Traiano retribuíram a visita à CMC, pois o Legislativo da capital decidiu inaugurar os pontos de coleta durante a abertura do 1º Encontro dos Parlamentos da Região Metropolitana de Curitiba, divulgando a iniciativa para os 21 municípios que enviaram vereadores ao evento. O gesto teve a aprovação do secretário estadual das Cidades e vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, presente no evento.
“Levem para as suas cidades essa iniciativa, que transforma tampinhas de plástico em fraldas, materiais de higiene e de limpeza para instituições sociais nas suas cidades, ajudando de forma efetiva os idosos em situação de vulnerabilidade”, pediu Marcelo Fachinello. A campanha tem como madrinhas e padrinhos os cônjuges dos presidentes das casas legislativas, de forma que, na CMC, Milena Fachinello é a referência para a Tampinha Paraná, e, na Alep, o rosto do projeto é a sua idealizadora, Rose Traiano.
“[Hoje é] um dia muito feliz para todos nós que acreditamos nessa ação de solidariedade, de sustentabilidade, em lançar um olhar carinhoso aos idosos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Somar forças à Câmara Municipal de Curitiba e servir de exemplo para outros legislativos é motivo de muita alegria”, comemorou Rose Traiano. ““[O Tampinha Paraná] nasceu de uma forma muito simples, humilde, com o objetivo de atender um asilo aqui em Curitiba e ganhou uma projeção tão grande, que hoje está em todo o Paraná”, destacou o presidente da Alep.
Foi anunciado hoje que, em breve, a Assembleia Legislativa fará um chamamento público para cadastrar entidades e asilos da Região Metropolitana de Curitiba para receberem os insumos viabilizados pelo Tampinha Paraná. As entidades interessadas já podem pedir informações à Alep por meio do e-mail do Conselho Solidário (conselhosolidario@assembleia.pr.leg.br). Da CMC, o processo será acompanhado por Hamilton Junior, presidente da Associação de Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC), e por Ubiratan da Silva, presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo do Município de Curitiba (SindiCâmara).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba