Câmara de Curitiba inaugura pontos de coleta da campanha Tampinha Paraná

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 21/06/2023 16h55, última modificação 21/06/2023 17h43
Atividade aconteceu no início do 1º Encontro dos Parlamentos da Região Metropolitana de Curitiba. Fachinello incentivou a adesão de mais Legislativos.
Câmara de Curitiba inaugura pontos de coleta da campanha Tampinha Paraná

Lançamento Tampinha Paraná na CMC aconteceu na abertura do 1º Encontro de Parlamentares da Região Metropolitana de Curitba. (Foto: Carlos Costa/CMC)

“Queremos um futuro sustentável e solidário”, resumiu Rose Traiano, falando da campanha Tampinha Paraná para um auditório lotado, nesta quarta-feira (21), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Mulher do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ademar Traiano, ela preside o Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Alep e é a idealizadora da campanha, que consiste em usar a reciclagem para apoiar financeiramente instituições de longa permanência para idosos em situação de vulnerabilidade social.

Na data de 5 de junho, o presidente da CMC, Marcelo Fachinello (Pode), e sua mulher, Milena Fachinello, estiveram na Assembleia Legislativa do Paraná para oficializar a Câmara de Curitiba como ponto de coleta da campanha Tampinha Paraná. Hoje, Ademar e Rose Traiano retribuíram a visita à CMC, pois o Legislativo da capital decidiu inaugurar os pontos de coleta durante a abertura do 1º Encontro dos Parlamentos da Região Metropolitana de Curitiba, divulgando a iniciativa para os 21 municípios que enviaram vereadores ao evento. O gesto teve a aprovação do secretário estadual das Cidades e vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, presente no evento.

“Levem para as suas cidades essa iniciativa, que transforma tampinhas de plástico em fraldas, materiais de higiene e de limpeza para instituições sociais nas suas cidades, ajudando de forma efetiva os idosos em situação de vulnerabilidade”, pediu Marcelo Fachinello. A campanha tem como madrinhas e padrinhos os cônjuges dos presidentes das casas legislativas, de forma que, na CMC, Milena Fachinello é a referência para a Tampinha Paraná, e, na Alep, o rosto do projeto é a sua idealizadora, Rose Traiano.

“[Hoje é] um dia muito feliz para todos nós que acreditamos nessa ação de solidariedade, de sustentabilidade, em lançar um olhar carinhoso aos idosos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Somar forças à Câmara Municipal de Curitiba e servir de exemplo para outros legislativos é motivo de muita alegria”, comemorou Rose Traiano. ““[O Tampinha Paraná] nasceu de uma forma muito simples, humilde, com o objetivo de atender um asilo aqui em Curitiba e ganhou uma projeção tão grande, que hoje está em todo o Paraná”, destacou o presidente da Alep.

Foi anunciado hoje que, em breve, a Assembleia Legislativa fará um chamamento público para cadastrar entidades e asilos da Região Metropolitana de Curitiba para receberem os insumos viabilizados pelo Tampinha Paraná. As entidades interessadas já podem pedir informações à Alep por meio do e-mail do Conselho Solidário (conselhosolidario@assembleia.pr.leg.br). Da CMC, o processo será acompanhado por Hamilton Junior, presidente da Associação de Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC), e por Ubiratan da Silva, presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo do Município de Curitiba (SindiCâmara).