Câmara de Curitiba implanta Plano de Atendimento a Emergências
Há quase dois anos, exercício simulado de incêndio evacuou a Câmara de Curitiba durante a sessão plenária. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Quem passar pela região da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nos próximos dias, e se deparar uma movimentação atípica, com carros do Corpo de Bombeiros e a presença da Defesa Civil, não precisa se assustar. É que o Legislativo planeja um simulado surpresa de abandono de área, treinamento com o objetivo de orientar os vereadores e os servidores a evacuar os prédios do Legislativo de forma correta em caso de emergência.
O exercício colocará em prática o Plano de Atendimento a Emergências (PAE), documento em que são indicadas as equipes e ações para responder a eventuais ocorrências que representem risco à integridade das pessoas, do patrimônio público e do meio ambiente. O PAE traz o passo a passo de como proceder em diferentes situações de emergência, como acidentes de trabalho, males súbitos, incêndios, explosões e desastres naturais.
Além do Palácio Rio Branco, prédio histórico que é a sede oficial da Câmara de Curitiba, o Plano de Atendimento a Emergências detalha os quatro anexos do Legislativo e as respectivas rotas de fuga. A população fixa, que inclui vereadores, servidores, estagiários e funcionários terceirizados, é de 696 pessoas. A flutuante, com a média diária de visitantes à CMC, é de 1 mil, conforme cálculo de fevereiro deste ano.
Em situações em que seja necessária a evacuação da CMC, a praça Eufrásio Correia é delimitada como o ponto de encontro. Além das atribuições da Comissão Especial de Proteção da Atividade Funcional (Copraf), da Brigada de Incêndio, do Departamento de Saúde Ocupacional (DSO) e outros setores envolvidos diretamente com eventuais emergências, o PAE traz orientações aos vereadores e servidores em geral, como obedecer às orientações dos brigadistas, manter a calma e, em caso de incêndio, não utilizar elevadores (acesse o PAE na íntegra).
A elaboração do PAE foi concluída no fim de julho e contou, além da terceirizada Paraná Medicina do Trabalho (PMT), com a participação de diferentes setores do Legislativo. "Concretizamos a elaboração do Plano de Emergência da Câmara Municipal de Curitiba graças ao envolvimento dos servidores que compõem a Copraf. Agora temos mais uma ferramenta moderna para a gestão de riscos, assunto que ainda estaremos aprofundando nos próximos meses, dentro do Programa de Integridade e Conformidade da CMC, tarefa que a Mesa Diretora entende como prioritária", destaca o diretor-geral da Casa, Glauco Machado Requião.
Câmara de Curitiba terá simulação de incêndio e de evacuação
Previsto para os próximos dias, o simulado de abandono de área será coordenado pela Copraf e a Diretoria de Segurança, com o apoio da Brigada de Incêndio da Câmara de Curitiba. Como o objetivo do treinamento é simular a evacuação numa eventual situação de emergência, os vereadores e os servidores não serão informados do dia e da data do treinamento.
“O exercício simulado tem por finalidade avaliar a eficiência do sistema de alarme e desocupação das instalações da Câmara em uma situação de emergência causada por incêndio”, explica a presidente da Copraf, a servidora Tayssa Bocalon Pavei. A recomendação NPT 017, do Corpo de Bombeiros do Paraná, sugere a realização anual do simulado e, posteriormente, de uma reunião dos brigadistas para a avaliação dos resultados.
Quando o sistema de alarme disparar, todos deverão seguir as instruções dos brigadistas e evacuar os gabinetes e setores administrativos rapidamente, pelas escadas. O ponto de encontro será a praça Eufrásio Correia, localizada em frente à Câmara de Curitiba.
O último simulado de abandono de área da CMC foi realizado em outubro de 2021, quando o sistema de alarme disparou durante a sessão plenária. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil também apoiaram o treinamento, que simulou a evacuação dos gabinetes, do plenário e dos setores administrativos durante a ocorrência de um incêndio.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba