Câmara de Curitiba homenageia Dia do Ferroviário
A entrega de votos de congratulações e aplausos na sessão desta terça-feira (30) registrou, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o Dia do Ferroviário. Propostas pelo vereador Cristiano Santos (PV), as homenagens foram concedidas a três trabalhadores aposentados das estradas de ferro: João de Souza Albino, Rubens Valenga e João Maria Barbosa. Os requerimentos haviam sido aprovados em plenário nesta manhã (respectivamente, 077.00144.2019, 077.00145.2019 e 077.00147.2019).
“É um reconhecimento a esses profissionais. Eles que contribuem já há muito tempo ao desenvolvimento do país, carregando cargas a todos os cantos, contribuindo a termos menos movimento nas rodovias”, saudou Santos. O 30 de abril, destaca o vereador, remete à inauguração Estrada de Ferro Petrópolis, em 1854. Também conhecida como Estrada de Ferro Mauá, ela foi a primeira linha de ferro brasileira.
“A Vila Oficinas [no Cajuru] leva o nome em função da rede ferroviária”, citou Serginho do Posto (PSDB). A rua dos Ferroviários, lembrou Santos, fica no mesmo bairro. Para Julieta Reis (DEM), “infelizmente o país não optou por este sistema, que permitiria um desenvolvimento muito melhor, por sua extensão”. Herivelto Oliveira (PPS) disse que seu primeiro emprego na área de Jornalismo foi no Departamento de Comunicação da Rede Ferroviária Federal. “Andei muito de trem naquele ano e gostaria de saudar nossos homenageados”, completou.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba