Ações internas de dezembro reúnem futebol solidário e educação política
Futebol Solidário: público doou brinquedos para acompanhar os jogos na Ligga Arena. (Foto: Arquivo/CMC)
A 3ª edição do “Jogar e Fazer o Bem” é o destaque das ações internas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) no mês de dezembro. A tradicional ação solidária de fim de ano da instituição foi realizada no dia 15 de dezembro, com a participação de 20 equipes, na Ligga Arena. O evento é organizado pela Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC) em parceria com a Fundação do Athletico Paranaense (Funcap).
Foram 10 jogos realizados entre às 8h e às 18h daquele domingo. O evento reuniu vereadores e servidores da Câmara de Curitiba, além de jogadores do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Associação dos Servidores Públicos do Paraná, entre outras instituições convidadas (saiba mais sobre ao futebol solidário). Os participantes e o público fizeram a doação de brinquedos para assistir às partidas. Além de custear o evento, a taxa de inscrição paga pelos jogadores será revertida em doações a projetos sociais mantidos pela Funcap.
Presidente da ASCMC, Hamilton Junior revela que, com o valor arrecadado, já foi realizada a doação de "5 mil kits de pintura para o projeto [ali no evento do Castelo do Batel], que atende crianças da rede pública, e 600 bolas personalizadas para o Instituto Futebol de Rua". Também serão doados kits de material escolar ao projeto social da Escola de Futebol do Atlético. Já os brinquedos levados pelo público, no dia do evento, serão entregues à instituição Pão Nosso de Cada Dia, que atende crianças da região do bairro Santa Quitéria.
Outra ação realizada pela ASCMC foi a tradicional confraternização de fim de ano da Câmara de Curitiba, após a sessão plenária do dia 18 de dezembro, a última reunião ordinária de 2024. O evento reuniu vereadores, servidores, terceirizados e estagiários para um almoço na Associação Cultural e Beneficente Nipo-brasileira de Curitiba (Nikkei Curitiba). O prefeito eleito Eduardo Pimentel (PSD) também esteve presente na celebração.
Jogo da Eleição: estagiários aprendem política brincando
No dia 12 de dezembro, estagiários da Câmara de Curitiba participaram do Jogo da Eleição, ferramenta lúdica de educação política, criada pelo Instituto Mais Cidadania. A dinâmica foi conduzido pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel, com o suporte de servidores capacitados a mediar a aplicação dos jogos.
A dinâmica simula o processo eleitoral, com direito à filiação dos participantes a partidos fictícios. Durante o jogo, eles aprendem o que é permitido e o que é proibido durante uma campanha eleitoral.
Finalizada a rodada, os jovens assistiram a uma palestra sobre as consequências da corrupção para a sociedade, com o incentivo ao voto consciente. A dinâmica, realizada no auditório da Câmara, encerrou a primeira edição do projeto. O jogo aconteceu sob a supervisão de servidores da Casa, que passaram por uma capacitação para serem mediadores, em maio deste ano.
>> Saiba mais:
Educação política: estagiários da Câmara de Curitiba participam do Jogo da Eleição
Conheça o Legislativo: Câmara encerra 1ª edição do programa
Outra ação interna realizada pela Câmara de Curitiba foi o encerramento da 1ª edição do programa Conheça o Legislativo, no dia 4 de dezembro. Ao todo, 23 servidores de diferentes setores da Casa acompanharam as sessões plenárias de quarta-feira, dia em que é realizada a Tribuna Livre, espaço de diálogo entre a CMC e a população.
Com início no dia 16 de outubro, o projeto tem como objetivo aproximar os servidores da atividade parlamentar e aprender mais sobre o processo legislativo. A atividade foi organizada pela Diretoria de Gestão de Recursos Humanos (DGRH), em parceria com a Comissão Superior de Recursos Humanos (CSRH) e o Departamento de Processo Legislativo (Deprole).
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba