Câmara de Curitiba entrega Vulto Emérito a Dom Rafael Biernaski

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Alex Gruba — publicado 17/05/2024 16h00, última modificação 17/05/2024 15h48
Homenagem será realizada na noite desta terça-feira (21).
Câmara de Curitiba entrega Vulto Emérito a Dom Rafael Biernaski

O Vulto Emérito é a maior homenagem que alguém nascido em Curitiba pode receber da Câmara Municipal. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na próxima terça-feira (21), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) entrega o título de Vulto Emérito ao bispo da Diocese de Blumenau, Dom Rafael Biernaski. A solenidade será no Palácio Rio Branco, prédio histórico do Legislativo, às 19h30. A homenagem será entregue pelo Legislativo quase 12 anos após a aprovação da lei de origem, registrada em dezembro de 2012. Haverá transmissão pelas redes sociais. 

O Vulto Emérito é a maior homenagem que alguém nascido em Curitiba pode receber da Câmara Municipal. A honraria foi criada em 1963 para “perpetuar na memória coletiva da cidade personalidades que tenham honrado e dignificado na prática de fatos concretos de expressão utilitária”. Atualmente, o título é regulamentado pela lei complementar municipal 109/2018. 

A iniciativa da homenagem ao sacerdote é de Tito Zeglin (MDB). Natural de Curitiba – ele nasceu em 1955, no bairro Campo Comprido – Dom Rafael Biernaski foi ordenado presbítero em 1981, na Matriz Santa Teresinha do Menino Jesus, hoje Santuário. Em 1988, ingressou na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Itália, fazendo o Mestrado de Teologia Dogmática. Em 1999, recebeu o título de monsenhor. Seis anos depois, concluiu o doutorado em Teologia Dogmática. 

Sua nomeação como bispo titular de Ruspe e auxiliar da Arquidiocese de Curitiba aconteceu em 2010. Em 2015, foi indicado como terceiro bispo da Diocese de Blumenau pelo papa Francisco. A homenagem ao sacerdote consta na lei municipal 14.211/2012. O requerimento que agendou o evento foi aprovado pelo plenário em 7 de fevereiro (061.00017.2024). 

sessão solene que marcará a entrega do título de Vulto Emérito a Dom Rafael Biernaski será às 19h30 da próxima terça-feira, no Palácio Rio Branco. Haverá transmissão pelas redes sociais da Câmara de Curitiba. 

Jubileu de Ouro do curso de Enfermagem da UFPR

Com a finalidade de celebrar os 50 anos de fundação do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR), será realizada uma sessão solene no Legislativo na quarta-feira (21). O Jubileu de Ouro será oficialmente no dia 27 de maio. Mais de 30 professores e sete técnicos administrativos serão homenageados pela vereadora Maria Leticia (PV), que propôs a homenagem. A realização da iniciativa foi aprovada pela CMC no dia 7 de maio (061.00054.2024).

Ao longo de cinco décadas, o curso de Enfermagem da UFPR tem sido uma fonte inesgotável de conhecimento, dedicação e cuidado exemplar. Desde sua fundação, tem sido uma luz orientadora para gerações de profissionais de enfermagem, moldando não apenas suas habilidades técnicas, mas também seus valores éticos e humanitários”, diz a vereadora. A solenidade será às 19h, no Palácio Rio Branco, com transmissão ao vivo pelas redes sociais. 

Quando as sessões solenes são realizadas na CMC?

As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela
lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.

A
s solenidades são realizadas no Palácio Rio Branco, com transmissão pelas redes sociais da Câmara: no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para ver todas as sessões solenes já realizadas em 2024.