Câmara de Curitiba é palco de ação do Festival de Curitiba
A Câmara Municipal de Curitiba começou a semana de forma inusitada: enquanto ocorria a sessão plenária no Palácio Rio Branco, do lado de fora foi realizada uma performance que faz parte do Festival de Curitiba chamada “Se o título fosse um desenho, seria um quadrado em rotação” - atração da “Mostra Teatro de Segunda”. A ideia foi trocar cadeiras entre quatro instituições públicas, dentre elas o Legislativo, além de uma escola, um hospital e um teatro.
O quadrado representa as praças antigas (ágoras) das cidades gregas, onde ocorriam as feiras, as discussões políticas e os tribunais. Estes espaços eram considerados o símbolo da cidadania e da democracia direta – na qual todos os cidadãos tinham igual voz e o direito de votar.
Durante a atividade os artistas caminharam com as cadeiras pelas ruas, uma por vez, elevadas a quatro metros do chão por varas de bambu. O início foi às 8 horas da manhã, quando receberam uma do Colégio Estadual Tiradentes, que foi levada e doada ao Teatro Guaíra; a cadeira do Guaíra foi levada ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná; de lá, trouxeram uma cadeira para a Câmara Municipal; e da Câmara, receberam uma cadeira que foi doada ao Colégio Tiradentes.
Na quarta-feira (4) será realizada outra ação na Câmara que faz parte da mesma performance, conforme explica o site: “levar, de modo especial, um trabalhador de cada uma dessas instituições até seu local de trabalho. Buscar o trabalhador no ponto de chegada de seu meio de transporte nas imediações da instituição e, a partir dali, levitar a pessoa até a entrada do edifício. Para isso utilizar 1 cadeira e 2 bambus (agora paralelos ao chão)”.
Confira toda a programação no site do festival: festivaldecuritiba.com.br
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba