Câmara de Curitiba distribui 40 composteiras ecológicas

por Mauricio Geronasso e Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 10/11/2023 08h10, última modificação 01/12/2023 16h55
O incentivo à compostagem busca a redução dos resíduos orgânicos encaminhados a aterros sanitários. A iniciativa é da Comissão de Meio Ambiente.
Câmara de Curitiba distribui 40 composteiras ecológicas

A presidente da Comissão do Meio Ambiente, Maria Leticia (PV), entrega composteiras a servidores da Câmara. (Foto: Rafael Mayer/CMC)

A sustentabilidade e o compromisso com o meio ambiente ganharam destaque durante a sessão plenária da última quarta-feira (8) na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Durante o pequeno expediente, a vereadora Maria Leticia (PV) anunciou a distribuição de 40 composteiras ecológicas pela CMC. “Essas composteiras foram adquiridas pela Prefeitura de Curitiba através de emendas realizadas por mim e pela vereadora Amália Tortato [Novo]”, explicou.

“Ao todo, mais de 2 mil kits de compostagem foram adquiridos, sendo que mil já foram entregues à população e outras serão distribuídas para entidades públicas”, comemorou Maria Leticia, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente da CMC. “A compostagem é um meio biológico de reciclar o lixo. Ele se transforma em adubo e isso tem muitas vantagens, diminuindo o volume de lixo nos aterros. A natureza agradece”, encorajou a parlamentar.

Os vereadores de Curitiba, ao elaborarem o orçamento para o ano de 2023, tiveram cotas individuais de R$1,4 milhão para reforçar ações e projetos de interesse da população. Maria Leticia e Amália Tortato destinaram aproximadamente R$500 mil para a aquisição de composteiras domésticas, que integrarão as ações de combate às mudanças climáticas na cidade (308.00338.2022, 308.00764.2022, 308.00766.2022 e 308.00768.2022).

No mês de outubro, durante a Semana Lixo Zero, a CMC promoveu oficinas de compostagem. As atividades foram coordenadas pela Comissão de Meio Ambiente, com o apoio da Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel. O incentivo à compostagem está previsto como uma obrigação dada pela lei municipal 15.852/2021, expressa no artigo 63-A.

Maria Leticia com as composteiras entreguesEntrega das composteiras na CMC

Na tarde desta quinta-feira (9), foram distribuídas 40 composteiras através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SSMA), sendo que 32 delas foram destinadas a vereadores e servidores da Câmara, através da Escola do Legislativo, e as outras oito serão disponibilizadas em departamentos dentro da Câmara Municipal. “Então, cada departamento vai ter uma composteira, a exemplo do que eu fiz no meu gabinete”, disse Maria Leticia durante a entrega.

“A ideia surgiu justamente quando a gente aprovou a lei 15.852/2021, que prevê o Plano Municipal de Compostagem, e que substituiu a lei 7.733/1991, que tratava justamente da recuperação, da conservação, da questão ambiental na cidade de Curitiba”, explicou a vereadora. Então, com a aprovação do Plano, continuou, “eu já me programei para fazer essa emenda para comprar e a gente começar esse movimento dentro da Câmara, dentro do Município, das instituições”.

Junto com as composteiras, foram entregues “orientações, através de cartilhas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, que explicam o que é compostagem e de que maneira ela deve ser realizada nessas composteiras que estão sendo distribuídas”, informou Maria Leticia. “Isso vai representar um benefício enorme, é uma maneira de a gente cuidar do planeta também, é esse cuidado individual que, se somando de maneira coletiva, vai fazer um grande diferencial”, declarou.

Composteiras entregues na CMCAfinal, o que são composteiras?

As composteiras são dispositivos que permitem a decomposição controlada de resíduos orgânicos, transformando-os em fertilizante natural, o composto orgânico. Este composto é rico em nutrientes e pode ser utilizado para enriquecer o solo em jardins, parques e hortas, reduzindo a necessidade de adubos químicos e contribuindo para a agricultura urbana sustentável. Além de ser uma solução ambientalmente amigável, a compostagem também reduz a quantidade de resíduos orgânicos que são destinados a aterros sanitários, diminuindo os custos associados à gestão de resíduos sólidos e minimizando a emissão de gases de efeito estufa.

Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos do Brasil, desenvolvido pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em 2022, o Brasil produziu cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos nas áreas urbanas, o que representa 224 mil toneladas por dia. “Caso tenham alguma dúvida a respeito das composteiras, fiquem à vontade para conversar com o meu mandato, nós já temos uma longa experiência. Há dois anos nós temos uma composteira no nosso gabinete que tem funcionado, inclusive de maneira coletiva lá no terceiro andar [anexo 2 da CMC]”, complementou Maria Leticia, ainda durante a sua fala do pequeno expediente.

A Prefeitura de Curitiba, através do Programa Municipal de Compostagem COM-POS-TE Curitiba, distribuirá 1.000 kits de composteiras domésticas com minhocas, para que a população seja estimulada a compostar em suas próprias residências. Os interessados devem se cadastrar no Guia Curitiba para receber o kit. Mais informações podem ser obtidas no site oficial do COM-POS-TE Curitiba.

*Notícia elaborada pelos estudantes de Jornalismo Mauricio Geronasso e Nicole Thessing, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr. e Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques