Câmara de Curitiba disponibiliza biblioteca digital para servidores

por Nicole Thessing*, especial para a CMC | Revisão: Ricardo Marques — publicado 18/07/2023 12h37, última modificação 18/07/2023 12h37
A adesão à plataforma Minha Biblioteca, com milhares de livros técnicos e científicos, é uma das ações da CMC para capacitar os servidores.
Câmara de Curitiba disponibiliza biblioteca digital para servidores

Ainda há licenças disponíveis para acessar o acervo da plataforma Minha Biblioteca. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Além das atividades desenvolvidas pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) fechou o primeiro semestre de 2023 com outras ações de capacitação e qualificação para os servidores da instituição. Um desses serviços é o acesso à plataforma Minha Biblioteca, uma biblioteca digital cujo acervo conta com milhares de livros técnicos e científicos, nas áreas das ciências Jurídicas, Exatas, Sociais Aplicadas e da Pedagogia. 

A gestão do contrato é feita pela Procuradoria Jurídica (Projuris) da Casa. Das 315 licenças contratadas pelo Legislativo, 80 estão em uso. Ou seja, os servidores e os vereadores ainda podem requisitar o acesso ao serviço e acessar as obras técnicas e científicas disponíveis na plataforma digital Minha Biblioteca.

O objetivo, explica a fiscal do contrato, Tayssa Maria Bocalon Pavei, servidora da Projuris, é “contribuir para o fortalecimento do conhecimento técnico do servidores da Casa, pela disponibilização de um acervo técnico vasto, atualizado e de fácil acesso”. Segundo ela, “a ação consta do planejamento estratégico da Casa, ao lado de outras iniciativas de capacitação e treinamento levadas a cabo pela Procuradoria”, finaliza.

Vinculada à Mesa Diretora, a Projuris presta assessoramento jurídico ao processo legislativo, ao procedimento administrativo e financeiro e às relações da Câmara com outros poderes e entidades. Para solicitar o acesso à plataforma, basta abrir um chamado para a Diretoria de Tecnologias de Informações e Comunicações (DTIC).

Serviço de Apoio à Técnica Legislativa

Uma novidade ofertada pela Câmara de Curitiba, no primeiro semestre deste ano, é o Serviço de Apoio à Técnica Legislativa. A proposta foi idealizada pelo Departamento de Processo Legislativo (Deprole) com o objetivo de sanar dúvidas referentes ao emprego da Língua Portuguesa e da técnica legislativa.

Segundo a diretora do Deprole, Izabela Marchiorato, problemas de técnica legislativa e no emprego da Língua Portuguesa podem acarretar em uma falta de clareza na legislação e retardar votação de projetos "com emendas exclusivas de técnica legislativa". “Assim, pensamos que poderíamos ter o Telegramática [serviço da Prefeitura de Curitiba] aqui na Câmara Municipal, englobando o serviço de técnica legislativa”, conclui.

São três servidores da Casa que podem responder às demandas: Rodrigo Schnekenberg, Vanusa Silva e Michelle Castro. O serviço é ofertado por meio de dois canais: a abertura de chamados na página da Câmara ou pelo e-mail: duvidas.redacao@cmc.pr.gov.br.

Palestras para servidores

Neste primeiro semestre de 2023, a Câmara também promoveu palestras para a capacitação dos servidores. Em março, entre os dias 21 e 23, os servidores que atuam diretamente com processos de compras e como fiscais de contratos participaram de um curso promovido pela Diretoria de Licitações e o Departamento de Administração e Finanças. O objetivo foi “assegurar maior eficiência às compras públicas”, relatou o diretor de Licitações, Roberval Donizete Moreira.

Gisele MeterDurante o curso, foram abordadas a Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC), que entrou em vigor no dia 1º de abril deste ano, e a regulamentação da CMC para se adaptar às regras. As aulas foram ministradas pelo professor Luciano Elias Reis, que é doutor em Direito Econômico e Administrativo.

No mês de abril, ocorreu o  2º Encontro com Chefes de Gabinete, com a palestra da especialista em marketing de conteúdo e estratégia digital, Gisele Meter. Definida como "a assessora dos assessores”, ela realiza consultoria em estratégias digitais para perfis políticos. O encontro foi voltado ao planejamento de estratégias digitais e os passos para um planejamento de marketing eficiente. 

O primeiro encontro foi realizado em novembro do ano passado, com o objetivo de criar um espaço de troca de experiências e de diálogo, por meio da integração dos chefes dos gabinetes, que ocupam o maior cargo da estrutura parlamentar do Legislativo. Os encontros são organizados pelos mandatos parlamentares, tendo como idealizadora a chefe de gabinete do vereador Herivelto Oliveira (Cidadania), Cristina Lachica.

3ª HFCOutro evento voltado à capacitação de servidores foi a terceira edição do “Botando ordem na nossa House of Cards”. Promovida pela Diretoria de Comunicação, a palestra teve como tema “A era dos influenciadores, da microssegmentação e a herança de Barack Obama”.O encontro ocorreu no dia 15 de junho e foi conduzido pelo publicitário Paulo Renato Oliveira, criador de plataformas de mobilização e marketing político. 

“Nossa intenção é promover para as equipes de comunicação dos gabinetes uma atualização e integração com o mercado”, relata a diretora de Comunicação Social da Câmara de Curitiba, Patricia Tressoldi. O evento, explica a jornalista, já contou com a participação da diretora de Comunicação do Senado Federal, Érica Ceolin, e da social media do Senado Federal, Sara Reis. “Política é feita por comunicação, por isso é muito importante promover esse evento. Como a nossa área está em constante mudança, essa é uma oportunidade de nos atualizarmos e fazermos o melhor por Curitiba”, finaliza.

Em 23 de junho, a CMC recebeu o 3º Encontro com Chefes de Gabinete, que teve como tema “A importância do marketing nos períodos pré, durante e pós-eleições”. Os palestrantes foram Giovana Damasio Moreira, empresária, especialista em customer experience e estratégias para negócios; Luciane Renata da Rosa, empresária e comunicadora; e Matheus Antonio Rigo Passarin, head de vendas na MK6 Soluções em marketing digital e vendas.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato