Na sexta, Câmara de Curitiba debate empreendedorismo feminino

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 04/09/2024 09h00, última modificação 29/08/2024 18h19
O evento acontecerá no auditório do Legislativo na próxima sexta-feira (6).
Na sexta, Câmara de Curitiba debate empreendedorismo feminino

O intuito do debate é ouvir as demandas apresentadas por mulheres empreendedoras de diversos segmentos comerciais. (Foto: Canva)

Protagonismo da mulher empreendedora frente ao cenário econômico municipal" é o tema de uma audiência pública que será realizada na Câmara de Vereadores de Curitiba na próxima sexta-feira (6), às 14 horas. A realização do debate foi aprovada pelos parlamentares na semana passada. O evento ocorrerá no auditório do Legislativo.

O intuito do encontro é ouvir "as demandas apresentadas por mulheres empreendedoras de diversos segmentos comerciais”, conforme aponta a justificativa da proposição que agendou a iniciativa no Legislativo (407.00020.2024). Serão abordados temas como o reflexo da política no empreendedorismo; cuidados com a saúde; inteligência emocional e autoconhecimento; empreendedorismo; libras e educação inclusiva; moda e posicionamento nas redes sociais; etiqueta; e instalação de empresas em locais residenciais.

São esperadas as participações de oito representantes de diversos segmentos do empreendedorismo feminino. Na lista de debatedores estarão, por exemplo, Andreia Gois, psicóloga e especialista em Marketing Político; Taiane Belinati Kubrusly, médica cardiologista; Simone Bunick, engenheira mecânica; Siléia Chiquini, escritora e pós-graduada em Libras; e Marili Honório, consultora de Etiqueta Comportamental e Etiqueta à Mesa.

O debate acontecerá no auditório do Anexo 2 da CMC (localizado no Anexo 2, acesso pela avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a rua Lourenço Pinto), na sexta, 6 de setembro, às 14 horas. A iniciativa é do vereador Eder Borges (PL). Clique aqui para saber mais sobre as audiências públicas já realizadas pela CMC em 2024.

Quando são realizadas as audiências e reuniões públicas da CMC?

A proposição de audiências e reuniões públicas, cursos e seminários pelos vereadores depende da aprovação de requerimento em plenário, em votação simbólica. O objetivo da reunião com os cidadãos, órgãos e entidades públicas e civis é instruir matérias legislativas ou tratar de assuntos de interesse público. Caso a atividade ocorra fora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), a liberação de servidores cabe à Comissão Executiva – formada pelo presidente, o primeiro-secretário e o segundo-secretário da Casa. No caso das comissões temporárias ou permanentes, a realização de audiências públicas, cursos ou seminários é deliberada pelo colegiado e despachada pelo presidente do Legislativo.

A exceção são as audiências públicas para a discussão das Diretrizes Orçamentárias (LDO), do Orçamento Anual (LOA) e do Plano Plurianual, conduzidas pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização. Por se tratarem de etapas legais para a tramitação dos projetos, sua realização não precisa passar pelo crivo dos membros do colegiado. Também cabe ao colegiado de Economia convocar as audiências quadrimestrais de prestação de contas da Prefeitura de Curitiba e da Câmara Municipal. À Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte compete a condução das audiências quadrimestrais para balanço do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital. Ambas têm respaldo legal e independem de aprovação dos membros dos colegiados.

Restrições eleitorais