Câmara de Curitiba convoca Sanepar para esclarecimentos
A política de saneamento básico e qualidade da água serão temas de debate no dia 7 de abril, na Câmara Municipal de Curitiba, em sessão especial proposta pelo líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), com apoio de todos os vereadores. A sessão terá a participação de diretores da Sanepar, que vão apresentar o processo de expansão da rede de esgotos até 2010.
Segundo Mario Celso, apesar de ser uma atribuição estadual, o saneamento básico é uma concessão do município de Curitiba. Por isso, o interesse dos vereadores de terem informações detalhadas sobre o assunto. "É o vereador que está em contato direto com a população, ouvindo suas solicitações e reclamações. É importante estarmos informados", disse Mario.
A bancada de oposição na Câmara também achou interessante este debate, pois a população precisa de transparência nas ações destas empresas. Segundo Jonny Stica (PT), "a Sanepar vem cumprindo um bom papel, inclusive na tarifa social que beneficia os mais pobres. Vamos conhecer mais detalhes do programa." O vereador Pedro Paulo (PT) falou que "será um bom momento para que a população saiba dos investimentos do PAC em Curitiba, principalmente na área de saneamento básico." Segundo o presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), a Câmara vem abrindo espaço para que os serviços públicos sejam apresentados com clareza para a população. Já ouvimos a Urbs, agora a Sanepar e outros virão. É bom para informação e para a cidade."
O líder do prefeito confirmou que, após a Sanepar, pretende trazer para o plenário o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreghetto, para esclarecimentos sobre a situação do lixo em Curitiba e região metropolitana. Será no mês de abril. Segundo Mario Celso, também está na pauta um agendamento com o secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, para falar sobre o combate à violência e as ações em sua área. "Com isto, a Câmara vem abrindo espaço para grandes debates, onde quem ganha é a população."
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba