Câmara de Curitiba confirma homenagem póstuma e Utilidade Pública
Plenário da Câmara de Curitiba confirmou dois projetos de lei em segundo turno. (Foto: Bruno Spessato/CMC)
Na sessão desta terça-feira (1º), os vereadores da capital concluíram a votação de dois projetos de lei. Uma das propostas aprovadas em na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), em segundo turno, é a homenagem póstuma à fundadora do Clube de Mães Mamãe Margarida, Ivonete de Paula Betenheuser. A outra, a Declaração de Utilidade Pública à Associação Educadora da Infância e Juventude.
Ivonete de Paula faleceu em 2017, aos 78 anos de idade. Além de fundar o Clube de Mães Mamãe Margarida, a líder comunitária foi uma das idealizadoras do Centro Social Felício da Costa Vieira, hoje, Projeto Vida Melhor (Provim). A autora, vereadora Sargento Tânia Guerreiro (Pode), discutiu a matéria em primeiro turno, na semana passada.
A votação em segundo turno recebeu 22 votos positivos e 2 abstenções. O projeto não especifica um logradouro para a denominação (009.00006.2023). A homenagem póstuma, para se tornar lei, depende da sanção do Executivo.
A Declaração de Utilidade Pública Municipal à Associação Educadora da Infância e Juventude (Colégio Nossa Senhora do Rosário) também foi confirmada pelo plenário e depende da análise do Executivo para se tornar lei. A organização sem fins lucrativos promove ações nas áreas da assistência social, defesa dos direitos sociais, promoção da cidadania e da saúde, “por meio de práticas alternativas”.
O segundo turno foi unânime, com o “sim” de 26 vereadores. A iniciativa é de Serginho do Posto (PSD). Na discussão em primeiro turno, na semana passada, o autor destacou os trabalhos da associação na região dos bairros Bacacheri e Boa Vista (014.00022.2024).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba