Câmara de Curitiba confirma homenagem póstuma a Jairo Marcelino

por Fernanda Foggiato — publicado 12/05/2021 11h42, última modificação 12/05/2021 11h42
Também em segundo turno, o plenário acatou mensagem do Executivo referente ao Terminal Pinheirinho.
Câmara de Curitiba confirma homenagem póstuma a Jairo Marcelino

Decano da CMC, Jairo Marcelino faleceu em outubro de 2020, aos 77 anos de idade, por complicações da Covid-19. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Em sessão plenária nesta quarta-feira (12), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) ratificou a denominação de logradouro público da capital como Jairo Marcelino da Silva. A homenagem póstuma ao decano do Legislativo, falecido no dia 20 de outubro, aos 77 anos de idade, por complicações da Covid-19, foi assinada por 17 vereadores. Com 37 anos ininterruptos de mandato, Marcelino era chamado pelos colegas de “professor”. 

Com 29 votos favoráveis, 1 contrário e 6 abstenções na análise em segundo turno, o projeto de lei segue para a sanção ou veto do Executivo (009.00026.2020). Segundo Sabino Picolo (DEM), Jairo Marcelino foi o vereador com mais mandatos em Curitiba e um dos mais longínquos do país. “Uma pessoa honesta, trabalhadora, comprometida com a cidade, com aquilo que ele se propôs. Foram 37 anos e 10 meses na Câmara Municipal, defendendo a cidade, defendendo as pessoas. Vereador da região norte, representava muito bem os taxistas, os motoristas, os cobradores de ônibus, os motoristas de vans”, disse o parlamentar, que presidiu a CMC no biênio 2019-2020. 

Ao longo da vida dele, aprovou 379 projetos. Jairo Marcelino merece todo o nosso respeito como pessoa, como pai de família, como vereador”, acrescentou Picolo. “Quando aconteceu o falecimento do Jairo, eu conversei com o prefeito Rafael Greca para que a gente escolhesse um lugar muito bom, um lugar maravilhoso, para perpetuar o nome do Jairo, a história que o Jairo fez na cidade.” 

Presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros) estendeu a homenagem a todas as vítimas da Covid-19. “Se não fosse o vírus, temos a certeza que ele ainda estaria com a gente, fazendo seu trabalho na defesa de diversas categorias, da cidade de Curitiba”, pontuou. Outros vereadores também participaram do debate em primeiro turno, nessa terça-feira (11), sobre a homenagem póstuma. 

Também em segundo turno, com 37 votos favoráveis, o plenário acatou mensagem do Executivo para desafetar da categoria de bens de uso comum do povo e incorporar aos bens dominicais uma área de domínio público, de 1.558,58 m², na rua João Rodrigues Pinheiro. Localizado entre a Winston Churchill e a André Ferreira Barbosa, no Capão Raso, o terreno será destinado à unificação e à subdivisão com demais imóveis que compõem o Terminal Pinheirinho (005.00208.2019).

A área foi avaliada por R$ 2.461.000. “O Ippuc [Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba], no que se refere ao sistema viário, se posicionou quanto ao perímetro proposto no projeto de unificação e subdivisão, informando da necessidade de desafetação”, afirma a proposição. “Trata-se na verdade de um projeto que regulariza essa área, inclusive para que possam ser autorizadas obras no local, visando a manutenção e a própria requalificação do Terminal Pinheirinho”, justificou Professora Josete (PT). 

As sessões plenárias têm transmissão ao vivo pelos canais da CMC no YouTube, no Facebook e no Twitter.