Câmara de Curitiba confirma Dia da Conscientização sobre o Ruído
Projetos aprovados em segundo turno seguem para sanção ou veto do Executivo. (Foto: Bruno Lombardi/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) confirmou, em segunda votação na manhã desta quarta-feira (2), a inclusão do Dia da Conscientização sobre o Ruído no calendário oficial de eventos da capital. Agora, a proposta será encaminhada para sanção ou veto do Poder Executivo.
Se sancionado, o Dia da Conscientização sobre o Ruído será celebrado anualmente, na última quarta-feira do mês de abril. A ideia, com a data comemorativa, é divulgar os impactos que a poluição sonora pode trazer à saúde e à qualidade de vida da população, além do impacto ambiental.
A votação em segundo turno recebeu 26 votos “sim” e 2 abstenções. A proposta de lei é assinada por Herivelto Oliveira (Cidadania). No debate em primeiro turno, na véspera (1º), vereadores comentaram tanto sobre as reclamações da população e de Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), por ruídos excessivos, quanto sobre as queixas do segmento de bares, devido à fiscalização.
O outro projeto que estava na pauta para a votação em primeiro turno também foi confirmado pelos vereadores, de forma unânime, com 28 “sim”. Trata-se da Declaração de Utilidade Pública Municipal à Associação Paranaense de Patins e Hockey, entidade sem fins lucrativos conhecida como Hockey Town CWB (014.00053.2023).
A associação foi fundada em 2016. Com diversos convênios, a entidade oferta aulas gratuitas de patins e hockey para crianças e adolescentes de Curitiba, no contraturno escolar. A autoria é de Tito Zeglin (MDB).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba