Câmara confirma R$ 1,5 mi para a Cohab-CT e mais 2 projetos
Sem surpresas em plenário, projetos em segundo turno foram confirmados pelos vereadores. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Nesta terça-feira (12), a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-CT) ganhou o aval do Legislativo para utilizar R$ 1,5 milhão do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS) na compra de equipamentos e softwares de engenharia. O projeto de crédito orçamentário que remaneja recursos do FMHIS para a Cohab-CT foi debatido ontem e confirmado hoje, em segundo turno, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A iniciativa recebeu 26 votos favoráveis e 2 contrários.
Além de computadores novos, serão comprados softwares de tecnologia CAD e BIM (Modelagem de Informação da Construção), que a Prefeitura de Curitiba alega serem necessários para a elaboração de projetos de arquitetura e engenharia. Responsável por executar a política habitacional na capital, a Cohab-CT é uma sociedade de economia mista que tem como acionista majoritária a Prefeitura de Curitiba, sendo atualmente presidida pelo diretor José Lupion Neto. Regulamentado pela lei municipal 12.816/2008, o FMHIS é gerido pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
“[A modernização tecnológica] vai melhorar a performance da Cohab-CT, uma vez que os equipamentos e softwares farão a companhia ser mais eficiente, com reflexo positivo para a política de moradia da cidade”, justificou o líder interino do governo, Bruno Pessuti (Pode). Justificando o voto contrário, Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) reiterou um ponto debatido na véspera, que na sua opinião a modernização da Cohab é bem-vinda, mas não deveria usar recursos do FMHIS, que deveriam ser colocados na produção de imóveis. A iniciativa segue agora para sanção do prefeito Rafael Greca e publicação em diário oficial (013.00003.2023).
Câmara fará solene em homenagem aos 111 anos do Corpo de Bombeiros
Os vereadores confirmaram, em segundo turno, a homenagem da Câmara de Curitiba ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior. Por indicação do Jornalista Márcio Barros (PSD), ele receberá o título de Vulto Emérito de Curitiba. Hoje, com a decisão positiva da CMC, Barros anunciou que a entrega acontecerá no dia 10 de outubro, durante uma sessão solene em homenagem aos 111 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná (007.00003.2023).
O título de Vulto Emérito de Curitiba é a maior homenagem que uma pessoa natural da capital do Paraná pode receber do poder público da cidade, sendo o equivalente ao título de Cidadão Honorário de Curitiba, que é concedido às pessoas que não nasceram aqui, mas prestaram serviços relevantes ao município. Responsável por comandar os Bombeiros do Paraná desde 2020, o coronel Vasco ingressou na corporação em 7 de maio de 1990, no curso de formação de Oficiais Bombeiros Militares pela Academia Policial Militar do Guatupê e já exerceu diversas chefias dentro da corporação.
A Associação GBK-Shotokan de Karatê teve confirmada sua Declaração de Utilidade Pública, por unanimidade, com 26 votos favoráveis. O pedido para a emissão do título partiu do vereador Marcelo Fachinello (Pode), presidente da CMC (014.00043.2022). Emitida pela CMC, a Declaração de Utilidade Pública funciona como um atestado de bons antecedentes, sendo requerida para a realização de convênios das entidades com o poder público.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba