Câmara de Curitiba concede o título de Vulto Emérito a Diego Saldanha

por João Cândido Martins | Revisão: Alex Gruba — publicado 09/04/2024 10h50, última modificação 10/04/2024 08h28
Criador da ecobarreira no rio Atuba, da ecopeneira para uso nas praias e de postes que captam energia solar, Diego Saldanha também é influencer.
Câmara de Curitiba concede o título de Vulto Emérito a Diego Saldanha

Diego Saldanha recebeu o título de Vulto Emérito de Curitiba em cerimônia realizada na Câmara Municipal. A iniciativa foi do vereador Professor Euler. (Fotos: Carlos Costa/CMC)

Nesta segunda-feira (8), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concedeu o título de Vulto Emérito de Curitiba ao empresário, inventor e influenciador digital Diego Saldanha. A sessão, que foi proposta pelo vereador Professor Euler (MDB), teve a presidência do vereador Tito Zeglin (MDB), primeiro-vice-presidente da Casa.

Também compuseram a mesa: Goura Nataraj, deputado estadual; Santin Roveda, secretário de Estado da Justiça e Cidadania; Beti Pavin, ex-prefeita do município de Colombo; Glauco Requião, diretor-geral da CMC; e Wellington Dalmaz, diretor financeiro da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). 

Honraria para quem se dedica em benefício da coletividade

O vereador Professor Euler, propositor da homenagem, lembrou que os dois principais prêmios concedidos pela CMC são os de Vulto Emérito e o de Cidadão Honorário, destinados respectivamente aos nascidos e aos não nascidos em Curitiba. “Em uma cidade com aproximadamente 2 milhões de habitantes, não é fácil escolher alguém, pois muitos são merecedores, mas não tenho dúvida de que a indicação do Diego foi um acerto”, disse o vereador. 

Euler lembrou que conheceu Diego Saldanha quando este vendia frutas e, de forma pioneira, aceitava pagamentos em um modelo que não havia se popularizado, o pix. “O pagamento se baseava na confiança, mas, de acordo com Diego, poucos foram os que não efetuaram”, garantiu o vereador.

Assista a solenidade no canal da CMC no YouTube 


O parlamenar ressaltou que Diego Saldanha é o inventor das ecobarreiras no rio Atuba. “Ele
 se dedica de modo diuturno, sem remuneração. Ao contrário, gasta recursos que poderiam lhe ser úteis de outras formas. Ma se dedicou a essa solução ambiental incrível e, apesar das dificuldades, a ideia ganhou projeção e já foi adotada em outros lugares”, disse o parlamentar. “Devemos nos esforçar para que o uso da ecobarreira na preservação dos rios se expanda para outros locais do país”, complementou.

Além da ecobarreira, o homenageado inventou a ecopeneira, dispositivo destinado à limpeza de praias. Diego também foi o responsável pela implantação na comunidade onde mora de postes que captam a energia solar, beneficiando não somente sua própria família, como também outros moradores da região. Os postes foram projetados e desenvolvidos pelo próprio Diego”, observou Euler. Para o vereador, é obrigação do poder público reconhecer e estimular inteligências criativas. “Pessoas que colocam suas ideias e seu empenho em prol do benefício da coletividade”, finalizou.

O trabalho vai continuar firme e forte”

Diego Saldanha, inventor e influenciador digital, disse estar emocionado com a homenagem. Ele agradeceu sua família, amigos, seguidores e as autoridades que se fizeram presentes, em especial, ao vereador professor Euler. “Fico feliz com o reconhecimento e quero dizer que é só o começo. O trabalho vai continuar firme e forte”, afirmou.

Saldanha declarou-se um “piá” de Colombo que, a exemplo de seus pais, vendia frutas, atividade da qual tem muito orgulho. “Sou um ativista ambiental que trabalha com as ecobarreiras e com as ecopeneiras, além de atuar como influenciador digital”, declarou.

Assista à participação do homenageado no CMC Podcast - Verde que combina com a gente: Rios de Curitiba.

Para um país melhor, falar menos e fazer mais

Saldanha disse sentir orgulho do título recebido. “Não planejava influenciar mais de 2 milhões de pessoas, mas foi o que aconteceu”, destacou. De acordo com ele, sua história como ativista ambiental começou quando viu o rio Atuba (que fez parte de sua infância), se transformar num escoador de lixo.

Todos queremos um país melhor, mas, para atingir esse objetivo, devemos falar menos e fazer mais. Acredito que o poder público também pode realizar muito e é com isso que contamos”, afirmou. Ele encerrou sua fala destacando que o título recebido diz respeito não somente a ele, mas também a todos os cidadãos curitibanos.

Veja as fotos da sessão no Flickr da CMC, ou clicando no banner abaixo

08/04/2024 - Sessão Solene Vulto Emérito Diego Saldanha