Câmara de Curitiba comemora o Dia do Profissional de Recursos Humanos

por João Cândido Martins | Revisão: Alex Gruba — publicado 03/05/2024 11h40, última modificação 03/05/2024 11h47
Em solenidade proposta pelo vereador Leonidas Dias (Pode), foram homenageados profissionais de gestão e capacitação de pessoas.
Câmara de Curitiba comemora o Dia do Profissional de Recursos Humanos

Por iniciativa do vereador Leonidas Dias, o Dia do Profissional de Recursos Humanos foi comemorado na CMC. (Fotos: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quinta-feira (2), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu uma solenidade alusiva ao Dia Mundial do Profissional de Recursos Humanos. A iniciativa da homenagem foi do vereador Leonidas Dias (Pode), quarto-secretário da Mesa Executiva e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Assuntos Metropolitanos, que presidiu o evento.

Além de Leonidas Dias, compuseram a mesa Márcio Wosniak, ex-prefeito e vereador de Fazenda Rio Grande, assessor da Secretaria de Estado das Cidades do Paraná, representando Eduardo Pimentel, secretário estadual e vice-prefeito de Curitiba; Larissa Carrera Baginski, diretora de Recursos Humanos da Câmara Municipal de Curitiba; Danilo Padilha, diretor-presidente do Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros (Sindeprestem-PR); Paulo Rossi, diretor-presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros (Sineepres); Waldir da Silva Rosa, presidente do Instituto Mais Brasil (IMB); Maria Claudia Martins, sócia-proprietária da empresa Imediatta Recursos Humanos, neste ato representando as empresas de terceirização de serviços do Paraná. Também esteve presente Jorge Bernardi, ex-vereador e ex-presidente da CMC.

Assista a solenidade no canal da CMC no YouTube

Inscreva-se no canal da CMC no YouTube

A gestão de pessoas na sustentabilidade de qualquer negócio

O vereador Leonidas Dias, propositor da sessão solene, iniciou sua saudação oficial dizendo acompanhar com grata satisfação o trabalho dos homenageados. “Sei da importância que vocês desempenham no fomento ao empreendedorismo, na geração de empregos e na gestão de pessoas, não só em nossa cidade, mas em todo o país”, disse o parlamentar. 

De acordo com Leonidas, a comemoração do Dia do Profissional de Recursos Humanos surgiu da necessidade de se valorizar e de reconhecer a contribuição dos trabalhadores dessa categoria para o sucesso das organizações e empresas e para o bem-estar dos colaboradores. “A gestão de pessoas é estratégica e determinante na sustentabilidade de qualquer negócio”, defendeu Leonidas. Mais do que administrar contratações e demissões, o profissional de RH é um motivador que interpreta e aplica as leis trabalhistas”, esclareceu o parlamentar.

Entender de pessoas é o que faz a diferença

Maria Claudia Martins, sócia-proprietária da Imediatta Recursos Humanos, destacou a importância dos profissionais de Recursos Humanos. “As consultorias de RH exercem um papel fundamental no desenvolvimento e na geração de renda”, disse. “O profissional deve ter, além do dom, amor à atividade. Mais do que isso, amor ao próximo”, acrescentou. Ela enfatizou o papel da capacitação profissional e refutou o antigo estigma de que terceirizados não trabalhariam com o mesmo comprometimento dos servidores efetivos. “Vocês não viabilizam empregos. Vocês mudam trajetórias de vidas. Entender de negócios é bom, mas entender de pessoas é o que faz a diferença”, finalizou.

Para Márcio Wosniak, a valorização dos profissionais de Recursos Humanos é uma agenda da maior importância. “Eu vivenciei isso dos dois lados, porque sou de Fazenda Rio Grande e, naquela cidade, fui empreendedor, fui vereador por dois mandatos e prefeito por oito anos. Portanto, tive contato com vários setores de RH”, disse Wosniak. Ele esclareceu que, com a chegada das empresas em Fazenda Rio Grande, era necessário capacitar os trabalhadores e esse processo posteriormente foi verificado de forma positiva na receita do município. 

Tutela e acolhimento dos trabalhadores

Larissa Baginski, diretora de RH da CMC, esclareceu que atualmente a Casa tem em torno de 700 funcionários, entre servidores efetivos, comissionados e terceirizados, além dos vereadores. “Para mim”, disse Larissa, “é uma grande hora e uma grande responsabilidade atuar nessa área. Entendo que o setor de Recursos Humanos desempenha um papel não só de tutela mas, também, de acolhimento”.

Waldir da Silva Rosa, presidente do Instituto Mais Brasil, iniciou sua fala assinalando ser uma honra participar do evento. “O Instituto surgiu justamente da necessidade de qualificar profissionais de recursos humanos”, disse. De acordo com ele, atualmente o IMB disponibiliza 34 cursos em diversas áreas, incluindo espanhol e inglês. “O objetivo até o fim do ano é, no mínimo, duplicar esse número. Sem qualificação, é impossível, a quem quer que seja, melhorar ou ampliar suas metas profissionais”, afirmou o presidente do IMB.

A luta de classes acabou

No entendimento de Paulo Rossi, diretor-presidente do Sineepres, o setor de Recursos Humanos representa o elo entre o colaborador e o tomador de serviço. Para ele, a luta de classes acabou: “Hoje, patrão e empregados devem andar juntos. É a única forma de se conseguir maior geração de empregos e melhores salários. Também é a única forma de se estabelecer a igualdade salarial entre homens e mulheres”. Segundo Rossi, as questões relativas ao meio ambiente, à responsabilidade social e à gestão corporativa devem integrar o cotidiano das empresas “Nesse sentido, a terceirização é o melhor caminho para quem entrar ou se reinserir no mercado”, finalizou.

A parceria entre sindicato patronal e sindicato de trabalhadores foi exaltada por Danilo Padilha, diretor-presidente do Sindeprestem-PR. Ele disse que a entidade representa todas as empresas de trabalhos temporários e a terceirização de serviços. Padilha agradeceu a atuação de Luiz Mauro Lebelem, um dos diretores da entidade, e também expressou gratidão a Luiz Fernando Busnardo, superintendente regional do Ministério do Trabalho no Paraná.

Veja o álbum de fotos no Flickr da CMC 

02/05/2024 - Sessão Solene - Dia Mundial do Profissional de RH

Homenageados

Ademir Caselato – Agilidade Central de Mão de Obra temporária
Adriano Paulo da Silva – Instituto Mais Brasil
Altamir Taborda de Oliveira
Amílcar Pacheco dos Santos – Conselho Regional de Administração do Paraná
Astrid Roza da Silva Cunha Nascimento – Instituto Mais Brasil
Carlos Sato – Sineepress
Célia Aparecida Lagoa Martins – Imediatta Terceirização de Mão-de-Obra
Dalton de Lara Conde – diretor do Sindesprestem-PR
Daniel Rigonatto – RH Center
Danilo Padilha – diretor do Sindeprestem-PR
Diego Alesso Alves – Sineepress
Cristiane Mainardes – Construtora Tecnirama
Eliane Basílio – Apta Serviços de Limpeza
Fabiely Canan – Frontal RH
Gabriella Rodrigues – diretora do Sindeprestem-PR
Gisele Rosa – In Haus Industrial e Serviços de Logística
Guaraci José Terlecki – Cassi Recursos Humanos
Gustavo Acosta – In Haus Industrial e Serviços de Logística
Igor Marçal – Primee Facilities
Jacir da Silva Borges – Imediatta Terceirização de Mão-de-Obra
Jackeline Johnson de Oliveira – Mais Gestão de RH
José Carlos de Oliveira – Agilidade Central de Mão-de-Obra Temporário
José Claudio da Silva Júnior – Hagana Serviços Especiais
José Onório da Silva – Pontual Serviços Terceirizados
José Ivan Chassot – Pontual Serviços Terceirizados
Kelly Fátima de Araújo – Primee Facilities
Larissa Carrera Baginski – diretora de RH da Câmara Municipal de Curitiba
Letícia Costa da Silva – RH Center
Luiz Carlos Ribeiro – Produserv Serviços
Luiz Fernando Fávaro Busnardo – Ministério do Trabalho
Luiz Mauro Lebelem – diretor do Sindeprestem-PR
Manoel Ribeiro Júnior – Pontual Serviços Terceirizados
Marcelo Fernandes de Souza – BDK Serviços
Marcelo José Cardoso Dias – Conselho Regional de Administração do Paraná
Maria Cláudia Martins – Imediatta Terceirização de Mão-de-Obra
Maria Inez Terlecki – Cassi Recursos Humanos
Miriam Nayara – Paraná Talentos
Neuralice César Maina – presidente do Sinsepar
Nicélia Aparecida Marrega de Souza – PH Recursos Humanos
Osmar de Sena Júnior – In Haus Industrial e Serviços de Logística
Ozéas Verdan de Souza – Grupo V. Weiss
Ozéias Silva Jardim – CWBEM Serviços
Paulo César Rossi – Sineepress
Paulo Fernando Paz Alarcón – Project Serviços de Portaria
Regina Perpétua Cruz – Ministério do Trabalho
Rosa Maria Norberto – RH Nossa
Sandro Francisco de Souza – R. Agilidade
Selmo Michelly – Project Serviços de Portaria
Simone da Cunha Carvalho Cardoso – RCA Produtos e Serviços
Suellen Camargo – Grupo V. Weiss
Vania Pandorf – Four Hands RH
Vivian Maria Luczyszyn – Produserv Serviços
Viviane Mendes – Apta Serviços de Limpeza
Waldir da Silva Rosa – presidente do Intituto Mais Brasil (IMB)