Câmara de Curitiba começou em abril a preparação para as Eleições 2024
Para chegar no dia 6 de outubro com a Casa do Povo em ordem, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) começou seis meses atrás, em abril, a capacitar seus servidores e a tomar medidas para garantir o equilíbrio do pleito nas Eleições 2024. Neste período, foi lançado o Manual de Boas Práticas e Vedação Eleitorais, para orientar os agentes políticos e oferecer informações a respeito das regras vigentes para as eleições municipais deste ano, no âmbito do Poder Legislativo.
O Manual de Vedações Eleitorais serviu de base para quatro capacitações internas à Câmara de Curitiba, em atividades para os vereadores, gestores, funcionários do Legislativo e, em especial, da área da Comunicação Social, para informar sobre as restrições aplicadas à divulgação institucional. Foram impressas 250 cartilhas e também foi criada uma versão digital, que ficou à disposição de outros órgãos públicos.
Além do manual, a Câmara de Curitiba promoveu eventos sobre a importância da participação feminina na política, em parceria com a Procuradoria da Mulher, e, com o Instituto Mais Cidadania, funcionários da Casa foram treinados para serem multiplicadores, nas atividades com jovens, do Jogo da Eleição e do Jogo Escolhas e Acasos, que possuem metodologia própria para incentivar a reflexão sobre política e democracia. Palestras abordaram aspectos da organização das eleições e da legislação de redes sociais, com transmissão ao vivo pela internet.
Campanha Curitiba Decide reuniu informações essenciais para o voto consciente
Do portal com dados essenciais para o voto consciente nas Eleições 2024 aos 15 podcasts com especialistas em comportamento, dados eleitorais e política paranaense, a campanha Curitiba Decide foi uma das novidades da Câmara de Vereadores neste ano. Pela primeira vez, a Diretoria de Comunicação da CMC realizou uma campanha cross-media completa, que ia de ações de rua à distribuição de conteúdo em todas suas plataformas de mídia.
Durante os 15 episódios do Curitiba Decide, a equipe de Comunicação da CMC recebeu 78 convidados, que abordaram os temas essenciais às Eleições 2024, do que faz um vereador em Curitiba, até o novo papel das redes sociais na definição do voto, o funcionamento das pesquisas eleitorais e a representatividade no parlamento. Cerca de 30 instituições foram parceiras nesta iniciativa, como Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Instituto Paranaense de Direito Eleitoral e IBGE, além de organizações da sociedade civil e acadêmicos da UFPR, UTFPR, PUCPR, Uninter, Unicuritiba e Tuiuti.
Todo o conteúdo sobre as Eleições 2024 foi indexado em um hotsite específico da campanha Curitiba Decide, com links para os materiais de divulgação, notícias, pesquisas e dados eleitorais:
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba