Câmara de Curitiba aprova homenagens a servidor do MPPR e a dono de gráfica

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 11/11/2024 16h55, última modificação 11/11/2024 17h00
Os projetos para que Humberto Schwartz e Amazonas Pereira Bueno possam denominar logradouros públicos em Curitiba foram aprovados em primeiro turno.
Câmara de Curitiba aprova homenagens a servidor do MPPR e a dono de gráfica

Vereador Mauro Ignácio com familiares de Humberto Schwartz em plenário. (Fotos: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta segunda-feira (11), os vereadores de Curitiba aprovaram dois projetos indicando novas denominações de logradouro público na capital do Paraná. As homenagens póstumas ao ex-funcionário do Ministério Público do Paraná, Humberto Schwartz, e ao fundador da Gráfica Vitória, Amazonas Pereira Bueno, foram aprovadas em primeiro turno, com a presença de familiares no plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A defesa dos projetos foi transmitida ao vivo pelo canal da CMC no YouTube.

A homenagem póstuma ao servidor público Humberto Schwartz foi requisitada por Mauro Ignácio (PSD), como forma de homenagear o ex-funcionário do Ministério Público do Paraná (MPPR). Schwartz faleceu em 2001, aos 93 anos de idade, deixando seis filhos e uma carreira profissional que levou o farmacêutico e contabilista dos Portos de Paranaguá ao MPPR, passando pela Secretaria de Estado da Fazenda e pelo Juizado de Menores (009.00014.2021 com 031.00086.2024). “Sua trajetória foi marcada por sua honestidade, educação, dedicação ao trabalho e princípio de ajudar o próximo”, registrou Ignácio.

Com mais de 60 anos dedicados à arte gráfica, Amazonas Pereira Bueno também ganhou homenagem póstuma da CMC hoje. O vereador Marcos Vieira (PDT) trouxe à CMC o pedido para que ele tenha seu nome indicado para denominar um logradouro da cidade, em respeito à trajetória profissional de Amazonas Bueno, que começou a trabalhar aos 14 anos de idade, na Livraria Americana, para depois fundar a Tipoarte e a Gráfica Vitória, passando ainda pela Impressoras Guarani e Gráfica Vicentina (009.00012.2024). “Amazonas Bueno deixou um legado inestimável para a arte gráfica no Paraná e no Brasil”, justificou Vieira. Ele faleceu em 1999, aos 95 anos de idade.

As duas homenagens retornam ao plenário nesta quarta-feira (13), para votação em segundo turno.