Palácio azul: CMC apoia o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
O Palácio Rio Branco, sede histórica da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), foi iluminado de azul entre os dias 28 de julho e 2 de agosto, para conscientizar sobre o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Foto: Bruno Slompo/CMC)
O Palácio Rio Branco, sede histórica da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), foi iluminado de azul entre os dias 28 de julho e 2 de agosto, para conscientizar sobre o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, realizado globalmente no dia 30 de julho. Essa data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2013, com o objetivo de destacar a gravidade da violação dos direitos humanos e de apoiar as vítimas desse crime.
De acordo com o Conselho Nacional do Ministério Público, o tráfico de pessoas é uma grave violação dos direitos humanos que envolve agenciamento, aliciamento, recrutamento, transporte, transferência, compra, alojamento ou acolhimento de indivíduos com a finalidade de exploração sexual ou subjugação a condições de trabalho análogas à escravidão. A prática criminosa também envolve a remoção de tecidos, órgãos ou partes do corpo, adoção ilegal ou qualquer forma de servidão. A iniciativa de apoio foi da Presidência da CMC em conjunto com a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.
Reconhecimento à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Entre os dias 23 e 28 de agosto, a sede do Poder Legislativo foi iluminada na cor laranja em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Instituída pela lei federal nº 13.585/2017, a semana visa ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social e o combate ao preconceito e à discriminação contra pessoas com deficiência.
Segundo o site da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Brasil, o tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em 2024 é “Nossa história: quem somos e o que fazemos”. A entidade esclarece que a escolha destaca “a trajetória da Apae e sua contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Apesar dos avanços, persistem obstáculos a serem superados para assegurar o pleno acesso de pessoas com deficiência a direitos essenciais”. A iniciativa foi do vereador Pier Petruzziello (PP).
Campanha para combater os linfomas tem apoio da CMC
Já no dia 29 de agosto, a CMC ficou iluminada para apoiar a Campanha Agosto Verde Claro. Trata-se de uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para combater os linfomas, um tipo de câncer que afeta o sistema linfático. O objetivo é alertar a população sobre os cuidados necessários para prevenir a doença e informá-la sobre os sintomas.
O sistema linfático é responsável por proteger o corpo de doenças e infecções. Os linfomas ocorrem quando os linfócitos e seus precursores se transformam em malignos e crescem de forma descontrolada. Conforme especialistas, o diagnóstico precoce é fundamental para garantir a eficácia do tratamento, uma vez que os linfomas podem ser tratados com maior sucesso quando diagnosticados cedo. A iniciativa foi da vereadora Amália Tortato (Novo), em parceria com a ONG Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale).
Edição: Marcio Silva
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba