Câmara de Curitiba acata homenagem póstuma e Utilidade Pública
Ordem do dia desta quarta-feira trazia oito projetos de lei, seis deles para a primeira votação. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Nesta quarta-feira (13), em primeiro turno unânime, com 26 votos “sim”, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) avalizou homenagem póstuma à professora Dora Herderico de Souza. Por indicação de Sabino Picolo (PSD), ela deve batizar um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) da cidade.
Normalista formada pelo Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto (IEPPEP), Dora continuou na instituição como professora de Música e Canto até se aposentar. Faleceu aos 91 anos de idade, em junho de 2024 (009.00018.2024).
“Ela foi diretora [da escola Alba Guimarães Plaisant] por 50 anos. Além da vocação para a docência, a Dora desde cedo recebeu a influência de sua família, despertando-a para a importância da educação como agente de transformação e enriquecimento interior do ser humano”, pontuou Sabino Picolo. “Ela é mais do que merecedora desta homenagem”, defendeu o autor.
Um dos oito filhos da homenageada, o desembargador José Laurindo de Souza, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), acompanhou a votação do projeto de lei. O desembargador José Laurindo de Souza, comentou Pier Petruzziello (PP), “foi um dos melhores presidentes do Tribunal de Justiça nesses mais de 100 anos de história”. “Ele fez toda a diferença, agora, na eleição da nova presidente [Lídia Maejima]”, acrescentou Rodrigo Reis (PL).
Também foi unânime, com 26 votos positivos, a aprovação da Declaração de Utilidade Pública Municipal de Curitiba ao Grupo Muzenza de Capoeira (014.00033.2024). “Vou deixar para fazer a discussão da matéria em segundo turno, na próxima segunda-feira [18]”, disse o autor da proposta, Marcelo Fachinello (Pode).
O título de Utilidade Pública reconhece o trabalho das entidades sem fins lucrativos, facilitando, por exemplo, a assinatura de parcerias com o poder público e a destinação de emendas parlamentares.
A votação de outros dois projetos da ordem do dia, ambos para a votação em primeiro turno, foi adiada devido ao fim do tempo regimental da sessão. As propostas retornam à pauta na próxima segunda (18). Tico Kuzma (PSD) propõe homenagem póstuma ao empresário Alfredo Stall, com a denominação de um logradouro de Curitiba (009.00002.2024). Hernani (Republicanos), a Declaração de Utilidade Pública Municipal ao Instituto Mundial Peniel Sem Fronteiras (014.00015.2024).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba