Câmara de Curitiba abre a exposição “Muitas casas, uma história”
Exposição fotográfica nas galerias do Palácio Rio Branco resgata a história das sedes da Câmara de Curitiba. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Na próxima quarta-feira (27), durante a sessão plenária, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) abre a exposição fotográfica “Muitas casas, uma história”. A mostra retrata as sedes do Poder Legislativo entre 1693, quando a instituição mais antiga da cidade foi criada, até a sua instalação no Palácio Rio Branco, em 1963. A inauguração faz parte das atividades de comemoração relativas ao 331º aniversário da Câmara e de Curitiba, dia 29 de março.
A exposição “Muitas casas, uma história” é resultado de um convênio entre a instituição e o curso de História da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Três estudantes da graduação se dedicaram à pesquisa, desde dezembro do ano passado, na Seção de Arquivo e Documentação Histórica da Casa. O levantamento usou atas das sessões, jornais antigos e outras fontes documentais.
As fotografias antigas das ex-sedes da CMC são da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e de outros acervos. Nas atuais, cada local foi retratado sob o mesmo ângulo, pelas lentes do fotojornalista Rodrigo Fonseca, servidor da Diretoria de Comunicação Social da Câmara Municipal.
Inscrições para visitas guiadas e linha do tempo
Na quarta-feira à tarde, haverá uma ação especial com alunos da Escola Municipal Otto Bracarense Costa. O grupo de cerca de 30 crianças, alunas do 4º ano do Ensino Fundamental, fará um tour pela região central de Curitiba, para conhecer as antigas sedes do Poder Legislativo da cidade. Depois, virá à Câmara Municipal para visitar a exposição, nas galerias do Palácio Rio Branco.
A visita será guiada pelas acadêmicas de História responsáveis pela pesquisa, Lorena Elaine Porto, Maria Clara Guerra Azevedo de Barros e Natália Garcia Krainski, com o apoio da Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel. Na próxima semana, serão abertas as inscrições para grupos interessados na visitação guiada à exposição “Muitas casas, uma história”.
A exposição também poderá ser visitada de segunda a quarta-feira, das 9h às 12h, quando os vereadores se reúnem no Palácio Rio Branco para as sessões plenárias. Além disso, a pesquisa sobre as sedes da Câmara de Curitiba dará origem a uma linha do tempo. O conteúdo será publicado, na próxima semana, no Nossa Memória, página do site institucional que promove o resgate histórico da CMC e da cidade de Curitiba.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba