Câmara dá cidadania ao médico Bigarelli

por Assessoria Comunicação publicado 18/05/2006 17h35, última modificação 09/06/2021 10h39
O fundador da primeira Clínica de Queimados do Brasil, médico-cirurgião e anestesiologista, José Ephisio Bigarelli é agora, cidadão honorário de Curitiba. A outorga aconteceu na noite desta quarta-feira (17), em sessão solene realizada na Câmara Municipal.
Bigarelli cuja trajetória na medicina tem os mais relevantes episódios clínicos foi prestigiado por autoridades, familiares e grande público admirador que lotou o plenário e o auditório do Legislativo. A cerimônia esteve sob o comando do primeiro vice presidente da Casa, Jair Cézar (PTB).
O novo cidadão honorário contabiliza mais de quinze anos de atividades, funções e ações dentro da fisiologia e outras áreas de especialização. Como cirurgião e clínico Bigarelli trabalhou no Hospital Evangélico, desde a sua inauguração; foi anestesiologista em São Paulo; passou  nesta condição pelo Departamento de Estradas de Rodagem e ainda ocupou cargos  no Hospital de Piraquara, Sanatório São Carlos, Instituto de Medicina, Erasto Gaertner, Maternidade Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo e Hospital Modelo. Também ocupou cargo de diretor administrativo e diretor-geral do Hospital Evangélico e do Hospital Modelo.
A sua interferência, em 72, junto ao Funrural, possibilitou a fundação da primeira clínica de queimados do Brasil “Liquinho”, com 60 leitos, transformada em referência para a América Latina.
Como professor ministrou aulas na Faculdade de Veterinária, foi docente da Universidade Federal do Paraná,  Faculdade Evangélica de Medicina e ainda ocupou a secretaria da Associação Paranaense de Hospitais. No ano de 1990,  inaugurou o Hospital de Cirurgia Plástica, Lipoplastic, que por  duas vezes conquistou o título  de Acreditação Hospitalar, chancelado pelo Ministério da Saúde e atualmente está ampliando suas instalações em mais mil metros quadrados.