Câmara cria Comissão Especial para Assuntos Metropolitanos

por Assessoria Comunicação publicado 29/04/2010 17h45, última modificação 29/06/2021 09h43
Para fortalecer a ligação da capital com as cidades da região metropolitana, a Câmara Municipal de Curitiba instala, na próxima segunda-feira (3), às 11h, a Comissão Especial para Assuntos Metropolitanos. A comissão será composta por nove vereadores, cujo trabalho será buscar soluções conjuntas para problemas como a gestão do lixo, o transporte público, o sistema de saúde, as ocupações de risco, a preservação dos mananciais, a produção e abastecimento de hortifrutigranjeiros, por exemplo. "Queremos, de forma coletiva, definir novos rumos para a Região Metropolitana de Curitiba, com resultados visíveis a médio e longo prazos", afirma o vereador Omar Sabbag Filho (PSDB), que divide a iniciativa da Comissão Especial para Assuntos Metropolitanos com o presidente da Câmara Municipal, João Cláudio Derosso (PSDB). Sabbag Filho adianta que o entrosamento dos vereadores da região metropolitana constituirá uma esfera pública de deliberações complementares às já existentes, como a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Assomec), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e Ministério das Cidades, cujas ações são pautadas pelo Executivo. Essa iniciativa pode ser o embrião de um futuro Parlamento Metropolitano.
"A prioridade é estabelecer relações fortes com os Legislativos dos outros municípios da região metropolitana, primeiramente os que compõem o núcleo urbano central, densamente ocupados", explica Sabbag Filho. O vereador defende que a articulação dos municípios da Grande Curitiba promova decisões coletivas, uma vez que essas cidades são cada vez mais interdependentes, fortalecendo os Legislativos locais.
Para Derosso, a criação da comissão representa uma visão de futuro em relação ao crescimento tanto da capital como da região metropolitana. "Para os próximos 20 anos, poderemos definir não apenas como crescer, mas para onde crescer", diz o presidente.
Futuro
"Juntos, os vereadores da região metropolitana podem buscar mais recursos dos governos estadual e federal. Se for decidido que uma obra é importante para o conjunto das cidades, todos defenderão a causa", diz Omar Sabbag Filho. O vereador, que já foi secretário municipal de Obras Públicas e superintendente da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação, dá o exemplo de Nova Iorque, que investe recursos públicos a 200 km de distância para preservar a qualidade da água, como um modelo a ser estudado para a Grande Curitiba. "Poderíamos constituir um fundo que distribuísse investimentos na região, em contrapartida a serviços ambientais", sugere.
Além de Omar Sabbag Filho, a Comissão Especial para Assuntos Metropolitanos será formada pelos vereadores Aladim Luciano (PV), Algaci Tulio (PMDB), Dona Lourdes (PSB), João do Suco (PSDB), Jonny Stica (PT), Julieta Reis (DEM), Julião Sobota (PSC) e Tito Zeglin (PDT).