Câmara continua com 38 vereadores

por Assessoria Comunicação publicado 09/12/2008 17h05, última modificação 22/06/2021 09h54
A Câmara de Curitiba vai continuar com 38 vereadores na próxima legislatura, que se inicia em 1º de janeiro do ano que vem. O projeto de lei complementar que previa o aumento do número de cadeiras para 39 foi arquivado nesta terça-feira (9). A proposta, de autoria da Mesa Executiva, se baseava em resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que fixou critérios de proporcionalidade em relação à população para estabelecer o número de representantes nos Legislativos municipais.
Para as cidades com mais de 1,731 milhão de habitantes, são 39 as vagas previstas. Conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Curitiba, já no ano passado, atingia 1,797 milhão e, hoje, a estimativa é de 1,821 milhão.
Projeto semelhante já havia sido proposto em junho deste ano, quando, por consenso, os parlamentares decidiram não votar a mudança, aguardando uma definição por parte do Congresso Nacional, onde o tema também vem sendo discutido.
Conforme o presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), que opina contrariamente a qualquer alteração após as eleições, o mesmo posicionamento foi adotado agora, depois de reunião com os líderes das bancadas, uma vez que não houve unanimidade quanto à medida.