Câmara confirma Utilidades Públicas a Terreiro Ilê Afauman e Associação P8
Votações em segundo turno foram transmitidas ao vivo pelo YouTube da CMC. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Na quarta-feira (7), o Terreiro Ilê Afauman teve sua Declaração de Utilidade Pública confirmada pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC), que reconheceu o benefício das atividades culturais e sociais promovidas pela organização social à cidade. O pedido para a outorga da titulação à Tenda Espírita São Lazaro Ile Iche Iba Afauman, que é a personalidade jurídica do terreiro, partiu do vereador Angelo Vanhoni (PT), e a concessão do documento agora depende somente da sanção do Executivo e da publicação no Diário Oficial do Município.
O Terreiro Ilê Afauman foi fundado, em 1968, em Foz do Iguaçu (PR), e transferido para Curitiba em 1972, no bairro Parolin. Em 1986, mudou-se para a atual sede, no bairro Boqueirão (014.00012.2024). “Desde a sua fundação, o terreiro do Afauman fomenta, por meio de parcerias, projetos socioculturais, a exemplo de blocos afro, escolas de samba, escolas de capoeira, eventos e atividades socioculturais”, justificou Vanhoni, na terça-feira (5), quando o projeto foi debatido em plenário.
A CMC também confirmou, em segundo turno, a concessão da Declaração de Utilidade Pública à Associação Esportiva P8, que desenvolve projetos com crianças nos bairros Alto Boqueirão e Boa Vista (014.00019.2024). O autor da iniciativa é o vereador Beto Moraes (PSD). O título funciona como um reconhecimento formal à atuação das organizações sem fins lucrativos, sendo importante para que as entidades possam firmar convênios com o poder público e recebam emendas parlamentares.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba