Câmara confirma participação na 4ª ComCuritiba
O presidente do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba) e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Clever Ubiratan Teixeira de Almeida, esteve na Câmara Municipal, nesta terça-feira (27), para convidar todos os vereadores a participarem da quarta edição da Conferência Municipal da Cidade de Curitiba (ComCuritiba), a ser realizada em 27 e 28 de novembro, no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep). "A conferência de Curitiba é uma etapa prepatória para a Conferência Nacional das Cidades, que será realizada ano que vem, em Brasília. É mais uma maneira dos habitantes da capital discutirem as políticas de desenvolvimento urbano do nosso município e contribuir com a elaboração do plano nacional que norteará as políticas públicas do setor no futuro", explica Clever, que conta com os vereadores para mobilizar a população para o evento.
O presidente do Concitiba e o arquiteto Luiz Hayakawa, assessor da presidência do Ippuc e presidente da comissão executiva da conferência, foram recepcionados na Câmara pelos vereadores João Cláudio Derosso (PSDB), presidente da Casa, Mario Celso Cunha (PSB), líder do prefeito, e Omar Sabbag Filho (PSDB), representante da Câmara no conselho. "Os vereadores já exercem um papel muito importante na preparação da conferência, pois três parlamentares participam diretamente da organização do evento. Os vereadores João do Suco (PSDB) e Julieta Reis (DEM) são membros da comissão executiva e eu sou o presidente da comissão de sistematização. Na próxima terça-feira (3), vamos estender o convite a todos os parlamentares, que indicarão participantes para a conferência municipal. Das 500 vagas, 70 estão reservadas para a Câmara", pontuou Sabbag Filho, lembrando a importância da instituição no debate das questões referentes à cidade.
Quem quiser participar da conferência pode acessar a ficha de inscrição no site da prefeitura de Curitiba até o dia 9 do mês que vem. A distribuição das vagas é feita de acordo com a proporcionalidade de representação da prefeitura de Curitiba, da Câmara Municipal, dos movimentos populares, trabalhadores, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisas, conselhos profissionais e organizações não governamentais na comissão de organização do evento.
Preparação
Para ampliar o debate, foi preparado um seminário no dia 5 de novembro, no Sindicato da Construção Civil do Estado do Paraná (Sinduscon-PR), a partir das 14h, em que a participação é livre. O objetivo é debater o desenvolvimento das cidades e o papel de cada instância do poder público no processo. "O seminário é aberto a todos os interessados, basta comparecer ao evento", afirma Clever. O presidente do Concitiba explica ainda que essa é a primeira conferência organizada após a criação do conselho, o que traz a vantagem para a organização do evento de haver uma proximidade maior entre os setores envolvidos no debate. "Já estamos trabalhando juntos. Isso favorece a conferência", conclui.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba