Câmara confirma data contra racismo e aprova denominação
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou os dois projetos de lei que constavam da pauta da sessão plenária desta quarta-feira (11), dentre eles o Dia Municipal de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, em 21 de março. Proposta por Professor Silberto (MDB), a matéria foi acatada em segundo turno unânime, com 30 votos, e será encaminhada para sanção ou veto do Executivo (005.00276.2017).
O autor pediu novamente o apoio dos pares, lembrando da discussão realizada em plenário nessa terça-feira (10), em primeiro turno. O 21 de março foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para simbolizar a união internacional contra o preconceito. Foi nesse dia em que aconteceu o massacre de Sharpeville, em 1960, na África do Sul.
O outro projeto de lei aprovado nesta manhã, em primeiro turno, com 27 votos favoráveis e 1 abstenção, é de iniciativa do vereador Tico Kuzma (Pros). Ele propõe uma denominação de logradouro como Bortholo Scrocaro, morador da região do Umbará falecido em dezembro de 2017, aos 90 anos de idade (009.00019.2018).
De acordo com Tico Kuzma, a discussão será feita em segundo turno, na próxima semana. Na segunda parte da ordem do dia, dentre outras proposições analisadas, o plenário retomou o debate sobre a eleição dos conselheiros tutelares. Também foram aprovadas sugestões ao Executivo municipal, como para a celebração de convênio com a Cavalaria da Polícia Militar, para atendimento veterinário à população carente.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba