Câmara confirma a criação do Sistema de Esporte e Lazer

por Fernanda Foggiato | Revisão: Brunno Abati* — publicado 17/04/2023 09h55, última modificação 17/04/2023 10h29
Aprovado em redação final, o Sestiba será encaminhado para a sanção do Executivo.
Câmara confirma a criação do Sistema de Esporte e Lazer

A Câmara de Curitiba confirmou a criação do Sistema de Esporte e Lazer com votação unânime. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) confirmou, na manhã dessa segunda-feira (17), a mensagem do Executivo com o objetivo de criar o Sistema Municipal de Esporte e Lazer (Sestiba). A análise da redação final foi unânime, com o apoio de 32 vereadores e o projeto agora será encaminhado para a sanção do prefeito Rafael Greca  (005.00164.2022). 

A redação final, uma espécie de terceiro turno, é prevista no Regimento Interno da Casa. O rito é necessário quando a proposta de lei recebe uma emenda em segundo turno. No caso do Sestiba, foi acatada, na sessão da última quarta (12), uma proposição para realizar um ajuste técnico no texto. 

O Sestiba será coordenado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). A meta, conforme a mensagem, é tornar Curitiba uma potência esportiva. “E, como diz o slogan que tem sido utilizado pela Secretaria [do Esporte, Lazer e Juventude] nos últimos meses, e até pelo prefeito Rafael Greca, Curitiba quer se tornar a capital do esporte no Brasil”, reforçou o presidente Marcelo Fachinello (PSC) durante a discussão em primeiro turno, na última terça (11)

As políticas do Sistema Municipal de Esporte e Lazer são divididas em três tipos: aquelas voltadas à formação esportiva (atividades de base), as destinadas à excelência esportiva (alta performance) e outras para o conjunto da sociedade, sob o guarda-chuva “Esporte para toda a vida”, visando à promoção da saúde e da integração social (saiba mais).  

Confira as ordens do dia de segunda, de terça e de quarta-feira. As sessões plenárias são realizadas de segunda a quarta-feira, a partir das 9 horas, com transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.

*Notícia revisada pelo estudante de Letras: Brunno Abati

Supervisão do estágio: Alex Gruba