Câmara conclui pregão para clipping jornalístico com 39,4% de economia

por Assessoria Comunicação publicado 14/09/2016 08h55, última modificação 08/10/2021 08h54

Na segunda-feira (5) da semana passada, a Câmara de Vereadores realizou pregão eletrônico para contratar uma empresa especializada em clipping jornalístico. O serviço foi arrematado pela empresa One For All - Comércio e Serviços Ltda., pelo valor de R$ 70.500,00 por um ano – economia de 39,4%, já que o valor global máximo estava estabelecido em R$ 116.340. O trabalho deverá ser diário e em tempo real, para monitoramento de mídia e notícias com conteúdo jornalístico de interesse da Diretoria de Comunicação do Legislativo.

O pregão do tipo menor preço foi realizado pela plataforma de licitações do Banco do Brasil, Licitações-e, sob o nº 642907. A fase de disputa de lances iniciou-se às 9h30 do dia 5 de setembro e foi concluída na mesma data. Foram cadastradas cinco propostas no sistema e todas foram classificadas para a etapa de lances – que somaram 130.

Conforme informou a Diretoria de Licitações da Câmara, “a empresa arrematante enviou tempestivamente, em formato eletrônico, a proposta e demais documentos de habilitação. Após análise de tal documentação, verificando-se o atendimento às exigências editalícias, a empresa foi declarada vencedora do certame”.

O processo seguiu, nesta quarta-feira (14), para a homologação do presidente da Casa. Os detalhes do certame e das demais licitações concluídas e em andamento estão disponíveis no Portal da Transparência da Câmara Municipal.

Ferramenta de comunicação
O clipping é uma ferramenta de gestão utilizada para mensurar e quantificar as referências à Câmara Municipal, à Escola do Legislativo, à Ouvidoria de Curitiba, aos vereadores e aos servidores da Casa nos veículos de comunicação da cidade.

Segundo o termo de referência do serviço, a busca de notícias referentes à Câmara deverá ser realizada em veículos impressos (jornais e revistas, inclusive jornais de bairro), eletrônica (emissoras de TV de sinal aberto e rádios AM e FM), e digitais (portais e agências de notícias, blogs jornalísticos e políticos e redes sociais). A empresa deverá encontrar, selecionar e avaliar a valência das notícias com referências ao Legislativo.

Com essas informações, a empresa elaborará relatório periódico, com filtros semanal, mensal, bimestral, trimestral, quadrimestral, semestral e anual, para que a Diretoria de Comunicação possa fazer pesquisas dentro do banco de dados. O documento também deverá apresentar tabelas e gráficos. Essa pesquisa é utilizada para acompanhar a  evolução dos temas em debate na Câmara, orientar e  reorientar ações de comunicação institucional.  O clipping auxilia na caracterização do ambiente externo, na identificação e na antecipação de demandas por informação.