Câmara conclui etapa preparatória para ISO 9001

por Assessoria Comunicação publicado 19/08/2010 14h35, última modificação 30/06/2021 10h40
A Câmara Municipal de Curitiba encerrou, nesta quinta-feira (19), mais uma etapa para a conquista da certificação internacional de qualidade ISO 9001. Na próxima semana, será entregue ao presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), o pedido de instalação de processo licitatório que definirá uma equipe para conduzir a padronização dos processos e procedimentos do Poder Legislativo da capital.
O documento foi analisado na reunião do comitê gestor criado pela Câmara Municipal para conduzir as atividades da ISO 9001, do qual participam servidores da instituição. “A ideia é entregar o pedido em plenário, para frisar a adesão de todos os departamentos administrativos e gabinetes parlamentares ao novo modelo de qualidade que estamos buscando”, explicou Eponino Macuco Neto, presidente do comitê e diretor contábil e financeiro da Câmara.
A entrega simbólica do documento em plenário consolida a difusão dos 5 sensos de qualidade (5 S) entre os funcionários da Casa, uma etapa prepatória para a obtenção da ISO 9001. Com o apoio do especialista em gestão de qualidade, Dieter Claus Josef Jäckel, todos os departamentos administrativos e gabinetes parlamentares foram orientados a adotar novos critérios de organização, limpeza e sustentabilidade. Atendimentos pontuais ainda serão realizados, como atividade de manutenção do novo padrão de qualidade.
Exemplo
“Esperamos que, com o exemplo de Curitiba, outras câmaras de vereadores do Brasil se animem a buscar uma certificação internacional de qualidade”, afirmou Relindo Schlegel, presidente da Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais (Abrascam) e servidor aposentado da Câmara Municipal de Curitiba.
A cidade paranaense caminha para ser a segunda capital brasileira a possuir um Legislativo com o selo ISO 9001 de qualidade, atrás somente de Salvador, na Bahia. Desde outubro de 2008, a Câmara de Curitiba se prepara para a adoção de um padrão internacional de qualidade, com o objetivo de otimizar recursos e melhorar os serviços prestados aos moradores de Curitiba.