Câmara concederá Cidadania Honorária a Masanori Yamasaki
Na próxima quarta-feira (25), em sessão solene às 19h30, a Câmara Municipal vai entregar a Cidadania Honorária de Curitiba ao japonês Masanori Yamasaki – título concedido por meio da lei municipal 15.088/2017, de iniciativa de Jairo Marcelino (PSD). O projeto de lei passou pela aprovação do plenário em outubro do ano passado (006.00008.2017).
Nascido em 25 de abril de 1947, o homenageado imigrou para o Brasil no início dos anos 1960 e se fixou em Curitiba em 1967. Foi integrante da Associação Brasil SGI, entidade que promoveu festivais culturais como o realizado em 1974 com a participação da banda Tayo Ongakutai – criada por ele – que hoje conta com 150 integrantes.
“Nos anos 80, promoveu e organizou diversos festivais culturais, em que eram abordados temas de interesse mundial, gerando uma ação local e o desenvolvimento humano em nossa cidade”, disse o vereador na ocasião da votação da homenagem. Segundo Marcelino, em 1992 Yamasaki trouxe a exposição "Meio Ambiente e Desenvolvimento - Tema da Humanidade - O Desbravar do Século da Vida", que teve uma participação recorde de 94 mil pessoas.
A sessão solene será às 19h30 no Palácio Rio Branco, com transmissão ao vivo pelo canal do Legislativo no YouTube.
10 anos da Umulic
Também na quarta-feira, às 14h, por iniciativa de Julieta Reis (DEM), a Câmara vai homenagear os 10 anos de fundação da União das Mulheres Líderes Comunitárias de Curitiba (Umulic). A iniciativa, que será realizada no auditório do Anexo II, pretende exaltar a entidade que desenvolve atividades em prol de famílias carentes, entre outras práticas; contará, ainda, com a presença da presidente da instituição, Maria da Paz, e mais 50 líderes comunitárias de várias regiões de Curitiba.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba