Câmara concederá cidadania de Curitiba ao cônsul-geral do Japão

por Assessoria Comunicação publicado 28/10/2019 07h30, última modificação 11/11/2021 07h34

Na próxima terça-feira (29), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) vai entregar o título de cidadão honorário da capital a Hajime Kimura, cônsul-geral do Japão para os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A iniciativa da homenagem é do vereador Serginho do Posto (PSDB) e o evento vai ser realizado às 20h no Palácio Rio Branco. A homenagem foi aprovada em junho, resultando na lei 15.456/2019.

“O diplomata Hajime Kimura, nasceu em Sado, na província japonesa de Niigata, em 11 de abril de 1957. Graduou-se em Língua Portuguesa e Estudos Luso-Brasileiros pela Faculdade de Estudos Estrangeiros da Universidade Sofia. Ingressou no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão em 1983 e, desde então, somado às funções no Japão, assumiu postos em Portugal, Paraguai e, no Brasil, especificamente em Porto Alegre, Manaus, Rio de Janeiro e Curitiba”, relata Serginho do Posto.

Nesta função, o cônsul empenhou esforços para o fortalecimento do intercâmbio do Paraná com sua província-irmã Hyogo e de Curitiba com sua cidade-irmã, Himeji. Ele também promoveu diversos eventos comemorativos por ocasião da passagem dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, em 2018. Houve também a promoção dos produtos importados japoneses, através da Japan External Trade Organization (Jetro), como também a realização de seminários com o objetivo de incrementar o intercâmbio econômico.

De acordo com Serginho, “o trabalho em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), instituições públicas estaduais e municipais, entidades representativas da indústria e comércio paranaenses e empresas japonesas, tem incrementado o intercâmbio comercial e empresarial, bem como a cooperação técnica”. Ele também destacou o Programa de Assistência a Projetos Comunitários do Governo Japonês (Programa APC), que visa promover auxílio nas áreas de educação básica, capacitação profissional, saúde e bem-estar social, entre outras.

Outro aspecto ressaltado pelo vereador foi “a difusão da cultura e da língua japonesa, com o objetivo de promover a compreensão mútua entre o Japão e o Brasil e estreitar os laços de amizade entre ambos os países, em especial, através da intensificação da parceria com a comunidade nipo-brasileira”. O consulado também tem apoiado os festivais que integram o calendário oficial de eventos de Curitiba e a mostra anual de filmes japoneses promovida em parceria com a Cinemateca.