Câmara concede Vulto Emérito ao pedagogo José Leopoldo Vieira
“Este título tem um significado muito especial para mim, pois me reporta às minhas andanças, onde fui semeando em várias cidades do Brasil e outros continentes a ressonância aqui encontrada pela característica do povo curitibano aberto a mudanças em busca de novas possibilidades para melhor viver”, disse o pedagogo José Leopoldo Vieira, durante a entrega do título de Vulto Emérito de Curitiba em solenidade realizada na noite desta quinta-feira (8).
A sessão solene, conduzida pelo vereador Tico Kuzma (PROS), foi uma iniciativa de Tito Zeglin (PDT) e contou com a presença do vereador Oscalino do Povo (Pode). Também compuseram a mesa Leslie Terezinha Canestraro Skroch, representando a secretária do Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; Antônio Borges dos Reis, diretor da Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos e ex-vereador; e Marcos Meier, comentarista do jornal Bom Dia Paraná, da RPC. Além deles, estava presente a diretora geral da faculdade SPEI, professora doutora Zita Ana Lago Rodrigues.
O vereador Tito, proponente da homenagem, fez a saudação oficial. Ele lembrou de uma frase do líder do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, Martin Luther King: “A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto mas como se mantém em tempos de controvérsia e desafio”. Ele se referia ao fato de que em seus primeiros anos de vida o homenageado passou por diversas tribulações. “Nasceu em Curitiba em 9 de abril de 1953 e teve uma infância difícil chegando a morar nas ruas, quando sua única refeição garantida era da guarda mirim”, disse Zeglin que destacou o fato de que, apesar das dificuldades, o homenageado se tornou um dos nomes mais importantes na área da psicomotricidade.
Tito Lembrou alguns itens do currículo do homenageado: “Doutor Honoris Causa em Psicomotricidade Relacional e Análise Corporal da Relação pela Associação Brasileira de Medicina Psicossomática; doutorando em Educação pela Universidade de La Laguna, na Espanha); mestre em Educação Especial pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); pós-graduado em Movimento Humano pela Boston University, nos Estados Unidos; especialista didata em Psicomotricidade Relacional formado por André Lapierre/França); formador pessoal e professor do Curso de Pós-Graduação em Psicomotricidade Relacional pelo Centro Internacional de Análise Relacional (CIAR); etc”.
O vereador encerrou sua fala lembrando uma frase do esportista Ayrton Senna: “seja você quem for, seja qual for a sua posição social, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força e determinação. Sempre faça tudo com muito amor e muita fé em Deus, que um dia você chega lá”.
Na sequência foi transmitido um vídeo em que Eduardo Pimentel, vice-prefeito [atual prefeito interino], congratula José Leopoldo Vieira pela homenagem.
Agradecimento
José Leopoldo Vieira se disse honrado por receber o título de Vulto Emérito de Curitiba. “Foi para mim uma grata surpresa e uma imensa alegria. Esta distinção do povo curitibano me outorgando um título que traduz reconhecimento, hospitalidade e grandeza me provoca o desejo de compartilhar sentimentos de agradecimento em relação à generosidade e ao poder deste povo acolhedor, afetivo e guerreiro que é o povo curitibano."
Para ele, “Curitiba ajuda a sedimentar e afirmar de modo diferenciado a análise corporal da relação e a psicomotricidade relacional que são minhas metodologias de trabalho. Ambas são capazes de minimizar o sofrimento humano e maximizar possibilidades de sucesso na vida e transformação social”.
“Agradeço principalmente aos meus pais Abdias José Vieira e Ilda Zimmerman, a quem devo não só o leite que me garantiu a vida, mas o sentido de honradez que deu sentido à vida”, disse o homenageado. Para Vieira, “as experiências vivenciadas diariamente lidando com a singularidade de cada pessoa de cada cidade, de cada estado e de cada país dificilmente são aprendidas em nível acadêmico. Isso tudo transforma meu espaço de trabalho em uma verdadeira universidade da vida”.
O evento teve a participação do Coral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), mantido pela Caixa de Assistência dos Advogados, sob a regência da maestrina Ana Carolina de Paula.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba