Câmara concede Vulto Emérito ao pedagogo José Leopoldo Vieira

por Assessoria Comunicação publicado 09/06/2017 16h45, última modificação 18/10/2021 10h17

“Este título tem um significado muito especial para mim, pois me reporta às minhas andanças, onde fui semeando em várias cidades do Brasil e outros continentes a ressonância aqui encontrada pela característica do povo curitibano aberto a mudanças em busca de novas possibilidades para melhor viver”, disse o pedagogo José Leopoldo Vieira, durante a entrega do título de Vulto Emérito de Curitiba em solenidade realizada na noite desta quinta-feira (8).

A sessão solene, conduzida pelo vereador Tico Kuzma (PROS), foi uma iniciativa de Tito Zeglin (PDT) e contou com a presença do vereador Oscalino do Povo (Pode). Também compuseram a mesa Leslie Terezinha Canestraro Skroch, representando a secretária do Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; Antônio Borges dos Reis, diretor da Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos e ex-vereador; e Marcos Meier, comentarista do jornal Bom Dia Paraná, da RPC. Além deles, estava presente a diretora geral da faculdade SPEI, professora doutora Zita Ana Lago Rodrigues.

O vereador Tito, proponente da homenagem, fez a saudação oficial. Ele lembrou de uma frase do líder do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, Martin Luther King: “A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto mas como se mantém em tempos de controvérsia e desafio”. Ele se referia ao fato de que em seus primeiros anos de vida o homenageado passou por diversas tribulações. “Nasceu em Curitiba em 9 de abril de 1953 e teve uma infância difícil chegando a morar nas ruas, quando sua única refeição garantida era da guarda mirim”, disse Zeglin que destacou o fato de que, apesar das dificuldades, o homenageado se tornou um dos nomes mais importantes na área da psicomotricidade.

Tito Lembrou alguns itens do currículo do homenageado: “Doutor Honoris Causa em Psicomotricidade Relacional e Análise Corporal da Relação pela Associação Brasileira de Medicina Psicossomática; doutorando em Educação pela Universidade de La Laguna, na Espanha); mestre em Educação Especial pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); pós-graduado em Movimento Humano pela Boston University, nos Estados Unidos; especialista didata em Psicomotricidade Relacional formado por André Lapierre/França); formador pessoal e professor do Curso de Pós-Graduação em Psicomotricidade Relacional pelo Centro Internacional de Análise Relacional (CIAR); etc”.

O vereador encerrou sua fala lembrando uma frase do esportista Ayrton Senna: “seja você quem for, seja qual for a sua posição social, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força e determinação. Sempre faça tudo com muito amor e muita fé em Deus, que um dia você chega lá”.

Na sequência foi transmitido um vídeo em que Eduardo Pimentel, vice-prefeito [atual prefeito interino], congratula José Leopoldo Vieira pela homenagem.

Agradecimento
José Leopoldo Vieira se disse honrado por receber o título de Vulto Emérito de Curitiba. “Foi para mim uma grata surpresa e uma imensa alegria. Esta distinção do povo curitibano me outorgando um título que traduz reconhecimento, hospitalidade e grandeza me provoca o desejo de compartilhar sentimentos de agradecimento em relação à generosidade e ao poder deste povo acolhedor, afetivo e guerreiro que é o povo curitibano."

Para ele, “Curitiba ajuda a sedimentar e afirmar de modo diferenciado a análise corporal da relação e a psicomotricidade relacional que são minhas metodologias de trabalho. Ambas são capazes de minimizar o sofrimento humano e maximizar possibilidades de sucesso na vida e transformação social”.

“Agradeço principalmente aos meus pais Abdias José Vieira e Ilda Zimmerman, a quem devo não só o leite que me garantiu a vida, mas o sentido de honradez que deu sentido à vida”, disse o homenageado. Para Vieira, “as experiências vivenciadas diariamente lidando com a singularidade de cada pessoa de cada cidade, de cada estado e de cada país dificilmente são aprendidas em nível acadêmico. Isso tudo transforma meu espaço de trabalho em uma verdadeira universidade da vida”.

O evento teve a participação do Coral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR),  mantido pela Caixa de Assistência dos Advogados, sob a regência da maestrina Ana Carolina de Paula.