Câmara concede título a secretário de Lula

por Assessoria Comunicação publicado 21/06/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 15h44

Em cerimônia realizada na noite da última sexta-feira (18), a Câmara Municipal de Curitiba concedeu título de Cidadão Honorário a Gilberto Carvalho. O secretário particular do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e um dos principais fundadores do Partido dos Trabalhadores recebeu a homenagem por iniciativa do vereador Pedro Paulo Costa.
Na mesa de autoridades na solenidade, presidida pelo vereador João Cláudio Derosso (PSDB), presidente da Casa, estavam os deputados federais Doutor Rosinha, Paulo Bernardo e André Zackarow; os deputados estaduais Angelo Vanhoni e Natálio Stica; o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek, e o presidente da Associação Comercial do Paraná, Marcos Domakoski.
Os vereadores André Passos, Nilton Brandão, Roseli Isidoro, do PT, Jorge Bernardi (PDT) e Antonio Bueno (PPS) também compareceram ao evento, que lotou todas as dependências do Palácio Rio Branco.
Militância
A entrega do título de cidadania foi considerada por Pedro Paulo Costa como uma ação justa de reconhecimento ao que a militância política e social do homenageado proporcionou à cidade e, agora, ao País. “Gil foi e continua sendo uma referência ética, de luta social e espiritual, comprometida com o reclamo dos mais pobres”, disse o autor da homenagem.
Gilberto Carvalho, natural do Paraná, é irmão da vereadora petista de Londrina Márcia Lopes e, desde janeiro do ano passado, trabalha como secretário particular do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Carvalho residiu até o início dos anos 90 em Curitiba. Foi seminarista, militante sindical, fundador do Partido dos Trabalhadores e da CUT e candidato a deputado federal constituinte pelo Paraná, em 1986, quando obteve mais de 30 mil votos.
Nos anos de 90, foi chamado pela direção nacional do partido para atuar em São Paulo. Foi secretário municipal de Comunicação de Santo André, na gestão de Celso Daniel, e um dos coordenadores nacionais da campanha vitoriosa do presidente Lula.