Câmara concede prêmio “Profissional do Ano” e “Ecologia e Ambientalismo”

por Assessoria Comunicação publicado 26/06/2015 11h10, última modificação 01/10/2021 09h08

A Câmara Municipal promoveu, na noite desta quinta-feira (25), sessão solene para entrega de duas honrarias. Uma é o prêmio “Profissional do Ano”, destinada àqueles que obtiveram destaque nas áreas da indústria, comércio e serviços. A outra é o prêmio “Ecologia e Ambientalismo”, que é concedido aos que se sobressaíram em favor da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos.


A sessão foi conduzida por Paulo Salamuni (PV). O vereador reconheceu o trabalho dos homenageados e lembrou que, recentemente, o papa Francisco editou uma encíclica sobre o tema ambientalismo. “A ecologia está entre os assuntos mais importantes para quem se preocupa com o planeta e luta por sua preservação”, disse ele. Para Salamuni, ao conceder os prêmios “Profissional do Ano” e “Ecologia e Ambientalismo”, a Câmara cumpre uma “função cívica.”


O vereador Pedro Paulo (PT) saudou os convidados e destacou que comprometimento social e espírito de cidadania foram qualidades que justificaram as indicações. “Tanto os ganhadores do prêmio "Profissional do Ano", como os indicados ao "Ecologia e Ambientalismo" demonstraram coragem e paixão em suas atividades, colaborando para a construção de uma sociedade mais solidária e fraterna”, defendeu o vereador.


“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante”, disse Pedro Paulo citando o cineasta Charles Chaplin. “Os vereadores, em nome do povo de Curitiba, prestam essa homenagem”, acrescentou o vereador.


A mesa foi composta pelos já citados Paulo Salamuni e Pedro Paulo e também pelos  vereadores: Tito Zeglin (PDT), Aldemir Manfron (PP), Julieta Reis (DEM), Tico Kuzma (PROS), Bruno Pessuti (PSC), Mauro Ignacio (PSB), Toninho da Farmácia (PP), Chico do Uberaba (PMN), Dona Lourdes (PSB) e Noemia Rocha (PMDB).


Estiveram presentes à homenagem as seguintes autoridades: major Danilo dos Santos Telechi, representando o comandante do CINDACTA II, coronel-aviador José Vagner Vital e o ex-vereador Denilson Pires, representando o secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra.
Profissional do Ano


O prêmio “Profissional do Ano” foi criado em 1999 e instituído pela lei municipal 14.302/2013. Ele reconhece o trabalho de personalidades locais que tiveram destaque nas áreas da indústria, comércio e serviços. Seguem abaixo os homenageados:


Altino de Lima Araujo, por indicação de Toninho da Farmácia (PP). Gerente de frota, atua há 12 anos na empresa TRANSLOG – Almeida & Araújo Transporte e Logística Ltda. Valorizado por seu empregador e respeitado por seus colegas de trabalho, executa suas funções com presteza, atenção e competência.


Anderson Sebastião Longo, por Tico Kuzma (PROS). Sócio proprietário da Uniflor, trabalha na área de comércio atacadista de hortifrutigranjeiros, contribuindo para o abastecimento do setor, gerando renda e serviços. Empreendedor, em 2011 adquiriu também a Empresa Loterias Capão Raso, onde presta serviços à população junto à Caixa Econômica Federal, com mais de 60 mil documentos autenticados a cada mês.


Demair Marques Ramos Junior (Junior Cabelo), por Tito Zeglin (PDT). Funcionário da Empresa ADRENALINAMX, atua no segmento de peças e acessórios para motocicletas. Profissional dedicado, possui conhecimento e qualificação adequadas para atender mecânicos e pilotos profissionais que atuam em diversas categorias Off Road, como Velocross, Motocross, Enduro e Supercross.


Edelberto Wilson Schmidt, por Felipe Braga Côrtes (PSDB). Graduado em ciências contábeis, possui pós-graduação em contabilidade e finanças. Funcionário da Construtora Andrade Ribeiro desde 1981, exerce as funções de gerente de controladoria. Professor universitário, atua na FAMEC – Faculdades da Indústria do Sistema FIEP/IEL, onde leciona contabilidade e ética para os cursos de graduação.


Evaldo Benedito Grabiski, por Dirceu Moreira (PSL), que foi representado por Chico do Uberaba (PMN). Possui graduação em magistério e em ciências administrativas. Com experiência na área de educação, atuou como professor e diretor em diversas instituições de ensino. É proprietário dos Colégios Anchieta, mantidos pelo Complexo Educacional Anchieta, e do Colégio Rui Barbosa, mantido pela Associação Paranaense de Ensino.


Janete Loreni Kinzel Amancio, por Dona Lourdes (PSB). Após anos de dedicação e esforço, concluiu o ensino médio e alcançou a função de sócia gerente em uma empresa do ramo de serralheria e vidraçaria. Atuando na Vidraçaria Cristal Art, no Santa Quitéria, destaca-se por oferecer aos seus clientes produtos de qualidade e com excelente acabamento.


Joanir Zonta, indicado por Carla Pimentel (PSC). Empreendedor, iniciou sua trajetória profissional em 1974, quando se tornou proprietário de um comércio varejista localizado no Pinheirinho. Hoje é proprietário da Rede Condor de Supermercados. Com 41 anos de história, administra 40 lojas distribuídas no estado do Paraná, duas centrais de distribuição e mais de 10.000 colaboradores.


João Moro, por Julieta Reis (DEM). Artista plástico com formação em desenho e pintura. Com mais de três décadas dedicadas a arte, detém o mais completo atelier de gravuras do Paraná. Versátil e contemporâneo, com obras espalhadas pelo Brasil, destaca-se pelo domínio de diversas técnicas e o poder de criar, desenvolver e executar grandes projetos artísticos.


Renata Baudisch, por Aldemir Manfron (PP). Graduada em turismo, exerceu diferentes cargos em empreendimentos turísticos no Brasil. Em 2013, decidida a montar sua própria empresa, criou a empresa Sapatilha Colorida em parceria com fabricantes de sapatos artesanais. Desde então, desenvolveu novos produtos e novas coleções, passou a comercializá-los no sistema delivery, criou uma loja online e participa de feiras e bazares de moda independente.


Rui Cichella, por Chico do Uberaba (PMN). Atua no ramo de comércio de combustíveis desde 1971 e no ramo de transporte de cargas desde 1977. Tem formação em administração de empresas, ciências econômicas e em estudos sociais. É presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Minerais do Paraná, e atua no Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Paraná.


Sandro Marcos da Costa, por Mauro Ignacio (PSB). Fundou a empresa Aleplast Indústria e Comércio de Artefatos Plásticos Ltda. Iniciou sua empresa há mais de 20 anos em um galpão com pouco mais de 400 m² e uma máquina injetora. Atualmente a empresa ocupa uma área de 5000 m² e, com 40 colaboradores, transforma polímeros plásticos em peças para eletrodomésticos da linha branca e produtos para laboratórios de ensaios.


Valdeci José Abadia, por Pedro Paulo (PT). Proprietário da empresa Emporium Gráfica e Editora Ltda, atua no mercado há mais de 20 anos. Produz materiais gráficos em geral, oferecendo como diferencial a qualidade do material impresso e atendimento personalizado. Atua no segmento editorial, comercial e de embalagens.


Vandilso Soares da Rocha, por Jorge Bernardi (PDT). Funcionário da Empresa Volvo do Brasil desde 2011, exerce a função de controlador de materiais. Atuou como operador de serviços na empresa SATA – Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo no Aeroporto de Foz do Iguaçu e ainda, e como operador de empilhadeira na Empresa CSI – Cargo Logística em Integral S.A na planta da Volkswagem em São José dos Pinhais.


Ecologia e Ambientalismo


Criado em 2003 (Lei 10.662/2003) o prêmio “Ecologia e Ambientalismo” foi entregue este ano aos seguintes homenageados:


Associação Sustentaris, indicada pela vereadora Dona Lourdes (PSB). Trata-se de uma organização não-governamental de proteção e conservação do meio ambiente,  com ênfase na sustentabilidade. Entre suas ações, destaque para oficinas, exposições, campanhas e palestras gratuitas que buscam sensibilizar a comunidade quanto à necessidade da mudança de atitude em relação ao meio ambiente. Também desenvolvido pela Associação é o programa “Coleta Legal Curitiba”.


Dartagnan Baggio Emerenciano, por Felipe Braga Côrtes (PSDB). Graduado em engenharia florestal, com mestrado e doutorado em ciências florestais, atua como professor do curso de engenharia florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e como diretor científico da Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná. Desenvolve pesquisas com veículos aéreos não tripulados para aplicação em monitoramento de áreas florestais, danos ambientais e segurança pública.


Geraldo Cardoso Sobrinho, por Noemia Rocha (PMDB). Biólogo, mestre em ciências ambientais, possui pós-graduação em gestão de escolas. É professor e coordenador de biologia no centro de pesquisas do Colégio Bom Jesus e atua como professor da disciplina de microbiologia e gestão ambiental no Centro Universitário Franciscano UNIFAE.  


Mauro Olindo Kurten, por Julieta Reis (DEM). Médico cirurgião vascular e angiologista. Protetor do meio ambiente e admirador da Mata Atlântica e da Flora Nativa do Planalto Paranaense, preserva em sua propriedade no bairro Cabral, exemplares dessa flora num jardim ambiental com plantas nativas da região, criando um ambiente harmonioso de flora e fauna.


Cátia Regina Augustin, por Tito Zeglin (PDT). Formada em engenharia ambiental e jornalismo, com mestrado em engenharia florestal e conservação da natureza. Servidora da Prefeitura Municipal de Curitiba desde 2011, atua no Departamento de Educação para a Sustentabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.