Câmara concede prêmio Ecologia e Ambientalismo

por Assessoria Comunicação publicado 07/06/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 15h27

A Câmara de Curitiba realizou sessão solene, na noite de sexta-feira (4), para entrega do Prêmio Ecologia e Ambientalismo a promotores ecológicos da cidade. O Instituto Brasileiro de Educação Ambiental e a empresa BS Colway foram duas das entidades e personalidades homenageadas.
O Ibeam, promotor dos programas Educando para a Vida, Reciclando e Criando e Caneca Ecológica, foi indicado pelo vereador Jorge Bernardi (PDT) e a empresa BS Colway, fabricante de pneus ecologicamente corretos, que desenvolve os programas Bom Aluno e Rodando Limpo e atua no controle do tabagismo e no incentivo ao transporte em bicicleta, foi indicada pelo vereador Ney Leprevost (PP).
A importância da cultura ecológica foi ressaltada pelo vereador Angelo Batista (PP) para saudar os homenageados, promotores de atividades que desencadearam em Curitiba, em 2003, a preservação do meio ambiente. “Através de ações como as protagonizadas pelas entidades homenageadas, estamos correndo contra o tempo para reduzir os impactos ambientais, as alterações climáticas, a desertificação, o efeito estufa e tantas degradações que levam 40% da população mundial, segundo a ONU, a já sofrer com o problema da água potável”, afirmou Batista.
Ações
Entre os demais homenageados com o Prêmio Ecologia e Ambientalismo está Cleon Ricardo dos Santos, indicado por Julieta Reis (PFL), que foi diretor da Universidade Livre do Meio Ambiente e membro do conselho da Ecoparaná. O biólogo Tiaraju de Mesquita Fialho recebeu o prêmio por indicação do vereador Reinhold Stephanes Júnior. (PMDB). Foi coordenador do Projeto de Ação Climática em Antonina e conservação do papagaio-de-cara-roxa. Membro do Programa Paraná Biodiversidade, José Antonio Andreguetto teve seu trabalho destacado pelo vereador Angelo Batista (PP), enquanto o fundador da Sociedade Vida Selvagem e Educação Ambiental, Clóvis Ricardo Schrappe Borges, por Jônatas Pirkiel (PL).
O vereador e médico Rui Hara (PSDB) indicou Roberto Tuyoshi Hosokawa, professor da Universidade Federal, por suas pesquisas sobre o efeito estufa e mudanças climáticas; Luiz Felipe Braga Côrtes (PMDB) recomendou o prêmio ao agrônomo Vitor Afonso Hoeflich, da Embrapa.
O vereador Osmar Bertoldi (PFL) entregou o prêmio ao fundador do Clube de Pesca Veneto, Alcides Danker, e Jair Cézar (PTB) à Associação dos Moradores e Amigos de São Lourenço, por suas atividades preservacionistas na região do parque.
Paulo Salamuni (PMDB) destacou o trabalho de Carla Mocellin, integrante do conselho temático da Federação das Indústrias e idealizadora do Programa Educacional Reciclar é Preciso; Nely Almeida (PSDB) reconheceu o trabalho de pesquisa de Ricardo Miranda de Britez na ONG Vida Selvagem e o líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), indicou Marília Tissot do Amaral Santos, pela ênfase em campanhas dirigidas às crianças e adolescentes.
Autoridades
A cerimônia, presidida pela vereadora Julieta Reis (PFL), foi acompanhada pelo secretário de Meio Ambiente, Mario Rasera; pelo presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Rasca Rodrigues; pelo diretor do Núcleo Interdisciplinar do Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal, Renato Eugênio de Lima; o vice-presidente da Federação das Indústrias, Virgilio Moreira Filho, e pelo vice-presidente do Meio Ambiente da Federação das Associações Comerciais e Agropecuárias do Paraná, Marco Kunzler.