Câmara concede cidadanias honorárias

por Assessoria Comunicação publicado 23/05/2012 14h35, última modificação 02/09/2021 08h25
A Câmara Municipal têm sessões solenes nesta quarta, quinta e sexta-feira (23, 24 e 25) para a entrega de cidadanias honorárias. Recebem o título o professor Heriberto Ivan Machado, o médico Guilberto Minguetti e o professor Emilio Carlos de Castro Paiva, por proposição, respectivamente, dos vereadores Dona Lourdes (PSB), Juliano Borghetti (PP) e Caíque Ferrante (PRP). As solenidades ocorrem às 20h, no plenário da Casa.
Na quarta (23), a cidadania vai para Heriberto Ivan Machado, nascido em 1950, em Santo Antônio do Sudoeste (PR). Graduado em Letras, já em Curitiba, destacou-se como professor, historiador e escritor, tornando-se referência no contexto esportivo da capital. Até a aposentadoria, em 2005, atuou em diversos estabelecimentos de ensino, públicos e particulares, entre eles cursos pré-vestibulares.
Em 1982, passou a pesquisar, catalogar e documentar a história do Clube Atlético Paranaense, do qual já foi conselheiro e diretor do Patrimônio Histórico e Cultural. Com 20 obras publicadas, tem outras em estágio de finalização. O homenageado já recebeu diversos prêmios, como o “Os Melhores do Paraná”, em 1990, o “Troféu Imprensa do Paraná”, em 1991, e a comenda “Atleticano do Século”, em 1999.
Quinta
Já na quinta (24), a Câmara homenageia Guilberto Minguetti. Natural de Garça (SP), atuou como comandante da Varig antes de se dedicar à medicina. Ele se graduou pela Universidade Federal do Paraná em 1971, aos 30 anos de idade. Foi na própria UFPR que começou a lecionar, após prestar concurso público. Dois anos depois, mudou-se para Londres para o estudo da Neurologia. Retornou à capital em 1976, quando foi aprovado em concurso para a docência da matéria estudada e também passou a se dedicar à atividade clínica privada, na qual contribuiu para o avanço da medicina diagnóstica. Os próprios vereadores do município já o homenagearam pelos serviços prestados à comunidade e, na Assembleia Legislativa do Paraná, recebeu o título de cidadão honorário do estado.
Sexta
A terceira sessão solene para a entrega de cidadania honorária será na sexta (25). O homenageado é o professor Emilio Carlos de Castro Paiva, bisneto de escravos, oriundo de família humilde que tinha a educação como ideal de vida. Nascido em 1963, na cidade de São Paulo, ingressou aos 16 anos na Universidade de São Paulo (USP), para cursar administração. Para bancar os estudos ministrou aulas de inglês, idioma aprendido em escola do Senac, desde a adolescência.
A mudança para Curitiba veio aos 20 anos, depois de se graduar na USP, quando iniciou a carreira de professor. Teve expoentes paranaenses como alunos e, por meio do projeto “Bom Negócio”, colaborou para a formação de centenas de empreendedores locais. Há 16 anos Paiva atua nos cursos de graduação e pós-graduação da FAE.