Câmara concede Cidadania Honorária ao padre Dirley Moreira

por Assessoria Comunicação publicado 17/08/2015 11h55, última modificação 01/10/2021 10h52

Por iniciativa do vereador Geovane Fernandes (PTB), a Câmara de Curitiba promoverá na próxima quarta-feira (19), às 20h, uma sessão solene em homenagem ao padre Dirley Veloso Moreira. O evento será realizado no plenário do Palácio Rio Branco, sede do Legislativo.

Nascido na cidade de Marialva, o padre Dirley veio a Curitiba com a família em 1985. Morava no Bacacheri. A partir de 1990, integrou o grupo de jovens da Catedral Basílica de Curitiba, o que lhe serviu de estímulo para a carreira sacerdotal. Em 1996 mudou-se para o Tatuquara e ingressou no Seminário Filosófico Bom Pastor.

Em 2002, ele recebeu a ordenação de diácono pelas mãos do então arcebispo, dom Pedro Fedalto. Dirley tornou-se, então, diácono da paróquia de Santana. Ao concluir seus estudos teológicos, foi ordenado presbítero da Igreja Católica em 16 de fevereiro de 2003.

Em São José dos Pinhais atuou na paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Guatupê. Foi responsável pela compra do terreno para a construção da nova sede. Em 2006, o então arcebispo de Curitiba, dom Moacyr Vitti, o transferiu para a paróquia de São Francisco de Assis, no bairro Xaxim.

Entre as muitas funções exercidas pelo padre Dirley, o autor da homenagem, Geovane  Fernnades, destaca a coordenação do Clero Diocesano, a direção espiritual no Seminário São João Maria Vianney e a atuação no conselho econômico da Mitra, além da apresentação do programa “Crescendo na Fé”, transmitido às terças-feiras pela rádio Evangelizar.

“O pároco também teve a iniciativa de inserir a celebração de Cura e Libertação e o Terço dos Homens entre as atividades promovidas pela paróquia, que têm arrebanhado muitos seguidores”, justificou Fernandes. O padre Dirley ainda reformou as quatro capelas que integram a paróquia de São Francisco de Assis.

Para o proponente da homenagem, “o grande desafio empreendido pelo padre Dirley é o de transformar a paróquia São Francisco de Assis em santuário. As obras já começaram”. A entrega do título de Cidadão Honorário foi aprovada em plenário, com unanimidade, em fevereiro passado (lei municipal 14.607/2015).