Câmara concede cidadania honorária ao maestro Paulo Torres

por Assessoria Comunicação publicado 02/04/2015 09h25, última modificação 29/09/2021 11h05

A Câmara Municipal de Curitiba concedeu, na noite desta quarta-feira (1), o título de Cidadão Honorário de Curitiba ao maestro Paulo Torres, com regência na Orquestra Sinfônica do Paraná, Camerata Antiqua de Curitiba e Filarmônica Juvenil da UFPR, entre outras.

Durante o discurso de agradecimento, Paulo Torres lembrou da figura de seu pai, músico, poeta, jornalista e vereador na cidade de Castro (PR). “Combatente, carrego hoje comigo a sua condecoração de guerra. Minha mãe apoiou totalmente minha escolha profissional. Essa entrega do título de cidadão honorário é o reconhecimento pela maneira como encarei a música em toda minha vida: um exercício de esperança, entusiasmo, disciplina e amor”, disse o maestro.

A iniciativa da homenagem foi da vereadora Julieta Reis (DEM). Ela citou os melhores momentos da biografia do homenageado. “A música do maestro Paulo Torres promove o espírito de nossos cidadãos, pois a música além de expressão artística encontra diversas funções como a educacional e a terapêutica, além de ter presença permanente em nossa vida, desde o nascimento até a morte nos rituais religiosos” afirmou Julieta.

Paulo Sérgio da Graça Torres Pereira é formado em violino pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com mestrado em música pela Andrews University (EUA), doutorado em música pela Michigan State University, tem extensa lista de cursos e master classes com personalidades da música nacional e internacional. Professor de música, o maestro também participou de gravações de cds e dvds institucionais e comerciais.

“Destaque para o trabalho voluntário semanal realizado pelo maestro no Hospital de Clínicas e em asilos. O homenageado relata experiências incríveis de pessoas em semi-coma que voltaram e agradeceram pela música que ouviam”, pontuou Julieta Reis.

A cerimônia foi marcada pela presença do Grupo de Cordas de Curitiba e pelo saxofonista Douglas Lira. Além dos vereadores Dirceu Moreira (PSL) e professor Galdino (PSDB), estavam presentes as seguintes autoridades: Nemécio Muller, representando a vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti; Rafaela Lupion Melo, representando o secretário chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra; tenente Arilson César Lecheta, representando o comandante da Polícia Militar do Paraná, coronel César Vinícius Kogut; e a presidente da Academia Paranaense de letras, Chloris Casagrande Justen.