Câmara concede Cidadania Honorária a Olinto Alves Simões
Nesta quarta-feira (25), às 19 horas, a Câmara Municipal irá conceder o título de cidadão honorário a Olinto Alves Simões. O evento é uma iniciativa da vereadora Dona Lourdes, do PSB, e foi aprovada em plenário no dia 17 de abril (006.00001.2017). Carioca radicado em Curitiba há 46 anos, o homenageado é formado em Arte Dramática, pela Companhia de Teatro Dutra e Mello, em Economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), e em Parapsicologia pelo IPPP. Também possui especialização em Estética da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná.
Simões trabalhou em rádio (como roteirista, locutor, entrevistador e apresentador), teatro (como ator, diretor e dramaturgo), cinema (ator em 14 filmes curta metragem, 5 longas metragem) e televisão (2 casos especiais para a RPC TV). No campo da cultura popular, o homenageado promoveu shows com artistas locais em comunidades carentes, espetáculos de teatro popular abertos ao público e desfile de escolas de samba no carnaval de Curitiba (leia mais).
No Carnaval, ele foi jurado por 12 anos do Desfile de Blocos e Escolas de Samba. Por períodos variados, foi organizador do Corpo de Jurados, da Apuração de Notas dos Desfiles, do Cortejo Real do Carnaval e do Núcleo de Samba do I Festival Paranaense Do Samba. No âmbito literário, Olinto Alves Simões foi publicado em duas antologias poéticas da Biblioteca Pública do Paraná.
Tem três livros de Psicologia Comportamental e cinco “no prelo”, registrados na Biblioteca Nacional (BN). Outros 23 ainda não foram registrados na BN, assim como 11 peças de teatro. Ele mantém um blog chamado "Prazer literário". Simões também é consultor empresarial e consultor educacional, palestrante em congressos, seminários e conclaves e parapsicólogo clínico.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba