Câmara concede cidadania honorária a Mario Jose Rebolledo Pino
Na noite desta sexta-feira (29), a Câmara Municipal de Curitiba concedeu o título de cidadão honorário a Mario Jose Rebolledo Pino, por iniciativa do vereador Bruno Pessuti (PSD). Chileno, o homenageado nasceu em 15 de fevereiro de 1949 e se formou em 1968 pela Escola Superior de Ensino Agrícola da cidade de Romeral, naquele país (006.00010.2016). De 1969 a 1975, ele foi funcionário do Instituto de Investigações Agropecuárias na cidade de Chillán, no Chile. Desde 1975 é funcionário da CNH – empresa do grupo FIAT.
"Mario, você está completando na data de hoje 42 anos de carteira assinada na New Holland [adquirida pela Fiat]. Esse gosta de trabalhar", disse Pessuti. O vereador agradeceu a presença da família do homenageado, "que o acompanhou vindo do Chile há 42 anos em situação de dificuldade". Pessuti se disse honrado em fazer a homenagem "Cada vereador representa aproximadamente 25 mil habitantes da cidade e o número de homenageados é reduzido, portanto as escolhas devem ser bem feitas", justificou o parlamentar.
"Você foi muito importante para a mecanização da agricultura no Brasil", afirmou Pessuti, que complementou: "conviver com você foi um aprendizado que muito contribuiu pra que hoje eu estivesse aqui, realizando as atividades de um vereador. Hoje exerço a primeira secretaria que é a segunda função mais importante dessa Casa". O parlamentar destacou que o homenageado, que já esteve em toda a América Latina e em vários lugares do mundo, escolheu Curitiba para viver "e divulga a cidade como poucos".
"Esse é o maior reconhecimento que já recebi em minha vida", disse Mario Jose Rebolledo Pino. "Ele me estimula a continuar trabalhando cada vez mais e melhor". "O que fiz até agora foi com muito amor e faria tudo de novo se tivesse novamente a mesma oportunidade que tive há 42 anos". O homenageado lembrou de sua vinda do Chile, num dos momentos mais violentos da ditadura militar naquele país. "No dia 29 de setembro de 1975 assinei meu contrato com uma empresa que nascia em Curitiba e gerava, naquele momento, 608 empregos: a Sperry New Holland, que hoje é a CNH Industrial, uma das integrantes do grupo Fiat".
"Nosso objetivo era separar o grão da palha e com isso surgiram as primeiras colheitadeiras fabricadas em Curitiba", disse Mario. Ele lembrou de suas viagens pelo país - todas registradas em fotos. "Sinto orgulho em dizer que o vereador Pessuti fez parte da minha equipe de técnicos em suporte ao produto". Mario representou Curitiba perante o Sport TV na avaliação das obras do estádio para a Copa do Mundo de 2014. "Além disso destaco em todas as convenções [aqui e no exterior] as belezas da cidade para fomentar o turismo".
Falou também Rafael Manfroi Miotto, vice-presidente da New Holland Latin America. "Nós da New Holland nos sentimos muito orgulhosos com esta homenagem ao Mario. Ele fez parte da formação pessoal e profissional de muitos de nós. Ele é a pessoa indicada quando nos perguntam quem poderia ajudar no trato com os clientes", enalteceu o gestor. De acordo com Miotto, Mario, que foi seu primeiro chefe, é um profissional exemplar. "Foi meu mentor, meu guru. Tive atividades anteriores, mas foi o Mario quem me ensinou como trabalhar". Em seguida foi transmitido um vídeo institucional com dezenas de depoimentos sobre o homenageado.
A cerimônia foi conduzida pelo vereador Toninho da Farmácia (PDT) e contou com a presença do vereador Oscalino do Povo (Pode). Além deles compuseram a mesa o homenageado; Rafael Manfroi Miotto, vice-presidente da New Holland Latin America; Franck Schacht; Marcos Guerra, gerente de suporte ao produto da New Holland; e Osmar Pereira.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba