Câmara concede Cidadania Honorária a Igor Barros Cordeiro

por João Cândido Martins | Revisão: Ricardo Marques — publicado 29/11/2023 09h30, última modificação 29/11/2023 09h33
Advogado e ex-superintendente da Fundação Cultural de Curitiba também participou ativamente da criação do 1º social commerce da América Latina.
Câmara concede Cidadania Honorária a Igor Barros Cordeiro

A Câmara Municipal concedeu a Cidadania Honorária ao advogado e ex-superintendente da FCC, Igor Barros Cordeiro. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta terça-feira (28), a Câmara Municipal de Curitiba homenageou o ex-assessor parlamentar e ex-superintendente da Fundação Cultural de Curitiba, Igor Barros Cordeiro. A iniciativa da solenidade foi do vereador Dalton Borba (PDT) e a sessão foi presidida pelo vereador Marcelo Fachinello (Pode), presidente da Câmara. Além deles, compuseram a mesa os ex-vereadores Caíque Ferrante e Jonny Stica; o vereador pelo município de Fazenda Rio Grande, Renan Wozniak, e o ex-prefeito e ex-deputado estadual e federal Gustavo Fruet.

A solenidade teve a participação musical da banda Djambi, "referência do Reggae no sul do Brasil há mais de vinte anos", como destacou o presidente da Casa. O vereador Fachinello igualmente salientou que a Cidadania Honorária é uma honraria destinada a quem não é nascido em Curitiba e concedida a pouquíssimas pessoas. “Nós somos quase dois milhões de habitantes e os vereadores não podem fazer escolhas aleatórias. Há critérios e limitações, portanto os indicados são muito bem selecionados”, disse ele.

Assista à solenidade no Canal da Câmara no Youtube.

Veja as fotos da homenagem no Flickr da Câmara. 

Saudação

O vereador Dalton Borba, autor da homenagem a Igor Barros Cordeiro, disse considerá-lo um irmão, uma pessoa de extrema importância em sua vida. “Igor foi um grande presente que Deus me deu. Não hesitei em indicá-lo a essa premiação e tenho certeza de que todos que estão aqui hoje têm uma imensa dose de carinho por ele", afirmou o parlamentar.

Borba lembrou que Igor é natural da cidade de Guajará-Mirim (RO), tendo saído de casa adolescente para residir em Cuiabá. “Ele acabou vindo para Curitiba, um sonho antigo, e prestou vestibular para o curso de Direito na Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), onde veio a se formar. Posteriormente, cursou o MBA em Gestão Executiva e Inovação, pelo Instituto de Administração”, informou o vereador.

De acordo com Dalton Borba, Igor Barros teve ativa participação no movimento estudantil, desempenhando funções importantes de representação, tanto no Centro Acadêmico Sobral Pinto (CASP), como no Diretório Central dos Estudantes (DCE), ambos da PUC-PR. O homenageado também trabalhou no gabinete do ex-vereador Jonny Stica e, em outro momento, no mandato do vereador Dalton Borba, durante o biênio 2020/2021.

Ainda de acordo com Dalton Borba, ele também atuou como músico e artista em várias cenas locais e foi superintende da Fundação Cultural de Curitiba, local onde pôde realizar trabalhos que sempre priorizaram a descentralização da cultura e o acesso cultural a todos, em particular, aos menos privilegiados, como o projeto Cultura na Rua, a Corrente Cultural e outros”. O homenageado, informou o vereador, hoje mora em São Paulo, onde se inseriu no universo das startups, tornando-se consultor de políticas públicas e práticas de governança da Facily, 1ª plataforma de social commerce da América Latina.

Agradecimento

Que noite especial em minha vida. Desde já agradeço a todos, especialmente ao vereador Dalton Borba, propositor da homenagem. Mesmo à distância, acompanho e tenho orgulho do mandato do vereador, em razão do conteúdo, ética e compromisso com a causa pública”, agradeceu Igor, que também contou um pouco da sua trajetória, lembrando de suas origens e da vinda a Curitiba em companhia de seu irmão gêmeo.

“O sonho de cursar Direito na Universidade Católica, uma instituição de excelência, se realizou. Um grupo político-estudantil que se autodenominava ‘Os Amarelos’ estava na liderança do CASP. Ali iniciei minha participação política ao lado desses colegas brilhantes, alguns presentes neste plenário”.

Em 2008, Igor se tornou chefe de gabinete do então vereador Jonny Stica. Entre as atividades deste período, ele salientou o movimento 'A Pedreira é Nossa', que possibilitou a reabertura da Pedreira Paulo Leminski como espaço de shows. 

“Posteriormente, aos 27 anos, eu me tornava superintendente e diretor de ação cultural de Fundação Cultural de Curitiba. Incluímos artistas de todas as vertentes, bairros e classes sociais. Levamos a arte para as ruas, escolas e associações. Do bairro para o centro e do centro para o bairro. Das áreas periféricas para a Boca Maldita, pré-carnavais, carnavais, correntes culturais, Copa do Mundo, poesia, artes visuais, dança, moda, gastronomia, folclores e patrimônio, tudo junto e ao mesmo tempo. Foram milhares e milhares de pessoas celebrando o espaço público, seus artistas e sua cidade”, rememorou o homenageado.

Como esclareceu o homenageado, sua trajetória profissional gerou a experiência necessária para a criação da startup Meu Eco, incubadora de startups. Nela, Igor acompanhou de perto e participou ativamente da criação de um dos “unicórnios” brasileiros, desenvolvendo a Facilly, 1ª plataforma de social commerce da América Latina.