Câmara concede cidadania honorária à escritora Vera Buck
Na tarde desta segunda-feira (26), a Câmara concedeu o título de Cidadã Honorária de Curitiba à escritora Vera Buck. A iniciativa foi da vereadora Julieta Reis, com o objetivo de fazer cumprir homenagem promovida pela falecida vereadora Nely Almeida. A cerimônia foi na sala de reuniões da presidência e conduzida pelo presidente da Casa, vereador Paulo Salamuni (PV).
Para Salamuni, entre as prerrogativas do Legislativo Municipal, encontra-se a de exaltar figuras que por razões diversas tenham contribuído para o desenvolvimento e o progresso da cidade. “É o caso de Vera Buck, cujos méritos foram reconhecidos pela cidade de Curitiba e merecidamente enaltecidos pela ex-vereadora Nely Almeida”, afirmou o parlamentar. A escritora integra o Centro Paranaense Feminino de Cultura e a Academia Feminina de Letras do Paraná, esta última na condição de presidente.
O vereador destacou a trajetória da escritora, que entre outros prêmios, ganhou menção honrosa no Primeiro Concurso Gralha Azul de Literatura Brasileira em 1986, primeiro lugar no V Concurso Literário Delfos, em 1990 e Pena de Ouro no Concurso de Contos do Clube Curitibano, em 1997. Textos de Vera Buck também integraram as seguintes publicações: livro 300 histórias de Curitiba, lançado em 1993; Contos do Brasil Contemporâneo, volume XXIV em 1997 e Revista Náutica de São Paulo, em 2007.
Julieta Reis (DEM) lembrou que a vereadora Nely Almeida era uma ativa participante da vida cultural de Curitiba e sempre acompanhou o surgimento dos valores literários da cidade. “Um desses valores foi a escritora Vera Buck, nascida em São Paulo, mas instalada com a família em Curitiba desde 1938. A homenagem à escritora, na verdade, é uma manifestação da cidade de Curitiba exteriorizada pelos vereadores”, afirmou a vereadora Julieta.
Agradecimento
“Quando minha família se instalou definitivamente em Curitiba, no ano de 1938, a cidade contava com aproximadamente 140 mil habitantes, muito diferente da capital de hoje, habitada por quase dois milhões de pessoas, cosmopolita, representante da vanguarda em muitas frentes”, afirmou Vera.
A escritora agradeceu a homenagem e lembrou da importância da ex-vereadora Nely, “sempre preocupada com as questões relativas à saúde da população”, lembrou. Vera Buck mencionou seu falecido marido, Renato Pimenta, pessoa com quem, segundo ela, “dividiu as boas experiências e as naturais vicissitudes da existência humana”.
Para Chloris Casagrande Justen, atual presidente da Academia Paranaense de Letras, que prestigiou o evento na Câmara, Vera Buck é merecedora da honraria. “Vera testemunhou todas as transformações pelas quais nossa Curitiba passou e, certamente, soube articular suas experiências em textos literários que serão lembrados pela posteridade”, disse Chloris. A cerimônia também foi acompanhada por amigos e familiares da escritora homenageada.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba