Câmara concede cidadania ao veterinário Alexander Welker Biondo

por Assessoria Comunicação publicado 03/10/2019 11h50, última modificação 11/11/2021 08h04

Nesta quarta-feira (2), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) homenageou o médico veterinário Alexander Welker Biondo com a Cidadania Honorária. A homenagem, que foi conduzida pelo vereador Tito Zeglin, 1º vice-presidente da Casa, foi uma iniciativa da vereadora Kátia Dittrich (Solidariedade), aprovada em plenário pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) no dia 21 de maio deste ano (006.00002.2019). “É uma alegria para mim falar do professor Biondo. Eu trabalhei com ele em 2013 na Rede de Proteção Animal e digo que um pouco do que eu sou hoje, eu devo a ele”.

A vereadora comentou que o homenageado é natural da cidade de São Paulo (SP), Biondo tem pós-doutorado em Biologia Molecular pela Universidade da Califórnia e em Microbiologia Médica pela Universidade de São Paulo (USP), além de ter presidido o Comitê de Atividades Internacionais da Sociedade Americana para Patologia Clínica Veterinária. O médico tem experiência na área de Patologia Clínica Veterinária e Biologia Molecular, com ênfase em saúde pública e vigilância ativa de zoonoses, atuando principalmente com hemoplasmoses, leptospiroses e outras zoonoses. É coordenador de projetos de pesquisa e extensão no controle de zoonoses, manejo de animais sentinelas e populações em vulnerabilidade (acumuladores, moradores de rua) em áreas urbanas. Atualmente atua como Primeiro Secretário do Conselho Municipal de Proteção Animal - COMUPA (2018/2020). “Tenho orgulho de abrir as portas da nossa Casa e agraciá-lo com este título”, disse a vereadora Dittrich.

Biondo destacou uma pesquisa feita pelo jornal Gazeta do Povo em 2012, segundo a qual metade da população de Curitiba teria nascido em outros locais. “Mas nem por isso essas pessoas são menos apaixonadas por ela”, disse ele. Ele lembrou que a Universidade Federal do Paraná é a mais antiga do Brasil e que muitos funcionários dos poderes executivo e legislativo municipais passaram pelos bancos da UFPR. O veterinário disse que o curitibano ama seus animais. “Se você passar por um curitibano com um cachorro ele pode não te cumprimentar, mas ele estará conversando com seu cachorro”, explicou. Biondo salientou o projeto de lei 650/2015, do Senado Federal (Código Animal Federal), que sugere a criação de um sistema nacional de proteção e defesa do bem estar dos animais. Dentre os projetos oferecidos pela UFPR à cidade de Curitiba está o primeiro castramóvel do Brasil; o projeto carroceiros; o cão comunitário; a abordagem aos acumuladores de animais; atendimento a moradores de ruas e seus cães; e o projeto de prevenção de mordeduras

Presenças
Compuseram a mesa: Tito Zeglin (PDT), 1º vice-presidente da Câmara; o homenageado Alexander Welker Biondo; Cezar Amin Pasqualin, presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Paraná;Jorge Grillo, representando Rasca Rodrigues, Diretor da Secretaria de Estado do Meio Ambiente; vereador Oscalino do Povo (PODE); vereadora Katia Dittrich (Solidariedade), autora da proposta; Ivan Barros, professor do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR).