Câmara concede cidadania a Riella

por Assessoria Comunicação publicado 03/12/2004 00h00, última modificação 17/05/2021 17h41

A Câmara de Curitiba realizou, na noite desta quinta-feira (02), sessão solene para homenagear o médico e professor Miguel Riella, em proposta conjunta dos vereadores Elias Vidal (PFL) e Paulo Frote (PSDB).
Personalidades das áreas de saúde e educação lotaram as dependências do Palácio Rio Branco para assistir a entrega do título de Cidadão Honorário ao pesquisador pioneiro no trabalho de isolamento de células produtoras de insulina (ilhotas), a partir do pâncreas de doadores com morte cerebral, e implantação em portadores de diabetes, dependentes de insulina.
A cerimônia, presidida pelo vereador João Cláudio Derosso (PSDB), contou com a presença dos vereadores Ângelo Batista (PP), Jair Cézar (PTB) e o médico Rui Hara (PSDB).
Pró-Renal
A cidadania concedida a Riella corresponde em importância à criação da Fundação Pró-Renal, conhecida entidade de caráter social, fundada por ele, dedicada à pesquisa de enfermidades renais e metabólicas. Atende mais de mil pacientes, distribuindo medicamentos, vale-transporte e suplementos nutricionais. Em atividade desde 84, a fundação recentemente implantou o centro de pesquisa RDH (para rim, diabete e hipertensão) e o serviço de podologia clínica, para os pacientes com problemas decorrentes destas enfermidades, medida que reduziu os casos de amputação de membros inferiores.
Profissão de fé
O médico e professor, que contabiliza num currículo internacional realizações em prol da humanidade, é titular de Clínica Médica das universidades Católica e Evangélica.
Em 1995, Riella foi eleito presidente da Sociedade Internacional de Nefrologia e, atualmente, é membro da diretoria executiva da entidade. Tem vários livros publicados e inúmeros artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, que servem de referência bibliográfica aplicada nas principais escolas de medicina do mundo. Proferiu, ainda, mais de 500 palestras no Brasil e exterior e é professor de pós-graduação, em níveis de mestrado e doutorado, da PUC-PR.
Miguel Carlos Riella iniciou seus estudos em Blumenau (SC), cursou Medicina na Universidade Federal do Paraná e fez pós-graduação nos Estados Unidos. Especialista em nefrologia (pioneiro na área de hemodiálise) recebeu, em 1981, o título de Doutor em Nefrologia pela Universidade de São Paulo.