Câmara compõe Comissão Executiva da Copa

por Assessoria Comunicação publicado 19/03/2013 18h45, última modificação 13/09/2021 15h07
O vereador Pedro Paulo (PT), líder do prefeito na Câmara, vai representar o Legislativo Municipal na Comissão Executiva da Copa, criada nesta terça-feira (19). O decreto 500/2013, que oficializa o grupo, foi assinado pelo prefeito Gustavo Fruet em uma reunião no Salão Brasil, no Palácio 29 de Março, na presença dos vereadores Paulo Rink (PPS), que é presidente da Comissão da Copa da Câmara Municipal, Pier Petruzziello (PTB), Tiago Gevert (PSC) e Felipe Braga Côrtes (PSDB). Também foi assinado o decreto 501/2013, que cria o Comitê Gestor da Copa do Mundo de 2014.

“A Comissão vai articular os órgãos municipais nas atividades e projetos que estão sendo desenvolvidos para o Mundial. A iniciativa vai contribuir para uma melhor preparação para o evento”, ressaltou Pedro Paulo.

De acordo com a prefeitura, os dois atos têm o objetivo de integrar as ações desenvolvidas pelos diversos órgãos da Prefeitura de Curitiba, junto com a Câmara Municipal, para garantir o cumprimento dos prazos e compromissos assumidos com a Fifa.

Ao Comitê Gestor caberá estabelecer as diretrizes, administrativas, financeiras e orçamentárias, e encaminhar com rapidez os problemas que surgirem, relativos à Copa.
 
Ele será integrado pelo secretário e mais um representante dos seguintes órgãos: Secretaria Municipal da Copa 2014, Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, Secretaria Municipal de Finanças, Secretaria do Governo Municipal, Procuradoria-Geral do Município, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e Agência Curitiba de Desenvolvimento.

A Comissão Executiva terá como missão dar andamento às tarefas estabelecidas pelo Comitê Gestor. Ela terá como integrantes representantes das secretarias municipais do Meio Ambiente, Trânsito, Obras Públicas, Comunicação Social, Urbanismo, Defesa Social, Turismo, Saúde, Urbs, Instituto Municipal de Turismo, Fundação Cultural de Curitiba, Procuradoria-Geral do Município, Ippuc e Câmara Municipal de Curitiba, além da Secretaria Municipal Extraordinária da Copa do Mundo.

O prefeito Gustavo Fruet disse que, com a criação do Comitê e da Comissão Executiva, a Prefeitura pretende mostrar que a Copa do Mundo é um tema prioritário para a cidade. “Vamos fazer de tudo para cumprir os prazos e compromissos e fazer bem feito. A Copa é de Curitiba e temos que pensar institucionalmente”, disse.

Para Pedro Paulo, a capital paranaense tem todas as condições de ser uma das melhores sedes do Mundial. “Todo este preparativo garante um legado que vem pelas obras de mobilidade e pelo turismo, que vai movimentar o comércio da cidade”, ressaltou.